tamanho certo - Docente do Senac São José dá dicas de cuidados com a pele e maquiagens (Divulgação/Senac)

5 cuidados ao se maquiar no Carnaval

Divulgação/Senac SJC

Brilho, glitter e acessórios são os itens que não podem faltar na maquiagem de Carnaval, mas é preciso ter alguns cuidados na preparação da pele, aplicação da maquiagem e, principalmente, na limpeza e hidratação para garantir uma pele saudável no fim do dia.

A docente da área de beleza e estética do Senac São José dos Campos, Rosana Kubaiashi, dá uma dica para conservar a maquiagem por mais tempo. “Devido ao calor e exposição ao tempo, chuva, entre outros fatores, recomendamos o uso de água termal ou brumas por cima da maquiagem, que pode ser feito por várias vezes no dia, e ajudam na fixação e hidratação da pele, além de promover uma sensação de frescor”, afirma.

Para ajudar, a especialista listou cinco dicas de maquiagem e cuidados para você arrasar neste Carnaval:

1- Hidrate a pele!
O primeiro passo para uma boa maquiagem é ter uma pele preparada e hidratada para receber os produtos, por isso, invista em um bom creme hidratante para o rosto e use-o com frequência. Além disso, antes de iniciar sua maquiagem, passe o filtro solar. O mercado cosmético já oferece também algumas opções de hidratantes com filtro solar. O que não pode esquecer é de usar o protetor solar!

2- Abuse das cores das sombras
As sombras são ótimas opções para dar vida e chamar a atenção para o olhar, por isso, use cores fortes para realçar sua make. As opções em pó possuem melhor aderência à pálpebra, já as líquidas ou cremosas podem borrar, devido ao calor e suor.

3- Muito brilho com o glitter
Nada de colocar glitter de papelaria no rosto, principalmente na área dos olhos, pois eles podem causar alergias na pele. Então, procure por produtos específicos para a aplicação na pele. Além disso, é extremamente importante fazer o teste alérgico antes de fazer a make. Para isso, alguns dias antes coloque um pouco do glitter no antebraço, aguarde por cerca de quatro horas e retire com o auxílio de óleo corporal e água corrente para não agredir a pele. Em caso de vermelhidão ou irritação, suspenda o uso. Para retirar a make, na área dos olhos por exemplo, use um óleo bifásico para o rosto sem friccionar a pele e lave em água corrente. Já para outras partes do corpo, o recomendável é o uso de óleo de amêndoas ou de coco, com a mesma orientação de retirada como no rosto.

4- Aposte nas texturas para os lábios
O Carnaval permite o uso de cores intensas na boca, por isso, se você quer um acabamento com efeito molhado, opte pelos batons líquido de alta cobertura e com efeito verniz. Agora se você quer um batom que dure mais tempo, escolha as opções com textura matte que sai gradativamente dos lábios.

5- Não se esqueça de limpar a pele
Um cuidado essencial para a pele é fazer uma limpeza para retirar toda a maquiagem e impurezas após as festas. Então, deixe a preguiça de lado e dedique alguns minutos para isso. Para uma boa higienização da pele, use um bom demaquilante e um sabonete de limpeza profunda específico para seu tipo de pele. Mas, se depois da folia, a exaustão for muito grande, o ideal é usar pelo menos um lencinho demaquilante para retirar o excesso da maquiagem. Lembrando que essa deve ser uma medida extraordinária e não uma rotina.