Você já tem uma alimentação saudável, pratica exercícios físicos, segue (ou, pelo menos, tenta) a dieta da nutri corretamente...E, mesmo assim, não consegue emagrecer uma mísera grama. Se identificou? Então vamos falar sobre um assunto da moda, mas nem tão novo assim, o jejum intermitente.

Métodos mais usados são o 16/8 e o jejum de 24h

O Jejum Intermitente é uma estratégia nutricional caracterizada por períodos alternados, de jejum e alimentação regular, a fim de melhorar a composição corporal e saúde geral. Embora o Jejum Intermitente possa parecer como mais uma dieta da moda, na verdade, é uma prática muito antiga. A ingestão alimentar de forma intermitente faz parte da evolução humana.

Do ponto de vista evolutivo, a capacidade de resistir a períodos de escassez de alimento e ao jejum prolongado, nada mais é do que um jejum intermitente e foi determinante para a sobrevivência da nossa espécie. Em 2015 intensificaram-se as evidências de que o aumento do fracionamento da alimentação não é determinante para o sucesso da dieta, e que menos refeições diárias podem resultar em efeitos metabólicos favoráveis ao emagrecimento.

Prática

A prática do jejum normalmente é planejada em dias alternados e por um tempo determinado, que pode variar de 8 a 24 horas de restrição alimentar total.

Dois dos métodos mais usados são:

-Método 16/8: São 16 horas de jejum. Por exemplo, a última refeição às 20h e a primeira às 12h. No intervalo, a quantidade e o que deve ser ingerido deve ser orientado por um especialista em Nutrição.

- Método do jejum completo: jejum durante 24 horas, uma ou duas vezes por semana;

O método mais adequado ao perfil, organismo e rotina de vida de cada pessoa deve ser definido junto com um nutricionista.

Contraindicado

Muita atenção. Crianças, idosos, gestantes, pessoas com anemia, com crises de enxaqueca, pacientes com insuficiência renal, indivíduos com sistema imunológico deficiente e pessoas em uso de medicações controladas não devem fazer esse tipo de procedimento.

Ana Caroline Oliveira nutricionista

Ana Caroline Oliveira é nutricionista e colunista do portal Meon

Divulgação