O magnésio é de extrema importância para o nosso organismo, pois é responsável pelo funcionamento e equilíbrio das reações que ocorrem diariamente no nosso corpo. Ele é um mineral fundamental para o crescimento e desenvolvimento ósseo, utilizado na síntese de proteínas e no transporte de energia.

Falta de Magnésio gera problemas de saúde

A carência deste mineral acarreta vários malefícios para a saúde , pois altera o funcionamento do nosso organismo, podendo ocasionar um ou mais sintomas como, por exemplo, alterações do ritmo cardíaco, má circulação sanguínea, espasmo muscular e hipertensão.

Muitos problemas de saúde estão associados a deficiência desse mineral, principalmente devido a má alimentação. As vezes, é tão simples melhorar nossa saúde e qualidade de vida, basta adquirirmos hábitos saudáveis incluindo alimentos mais nutritivos.

Diagnosticamos a deficiência de magnésio no organismo através de exame laboratorial, caso seja positivo a orientacao pode incluir alimentos fontes do mineral como: abacate, algas marinhas, couve, espinafres, beterraba, banana, folha de beterraba, grão-de-bico, figo seco, feijão ervilha, mandioca (raiz), lentilhas, quiabo, batata com casca, castanha entre outros.

Dependendo do grau da deficiência é recomendado a suplementação.

ana caroline nutricionista

Ana Caroline Oliveira é nutricionista e colunista do portal Meon

Arquivo pessoal