diabetes

1 a cada 7 adultos terá diabetes em 2040, segundo Federação Internacional

Arquivo

A diabetes é uma desordem no metabolismo da glicose e se caracteriza pelo excesso dela no sangue. Existe dois tipos de diabetes, o Diabetes 1, geralmente, acomete crianças e adolescentes e concentra de 5 a 10% do total de pessoas portadoras de diabetes. Além disso, é chamada de doença autoimune, pois o sistema imunológico ataca as células beta. Dessa maneira, pouca ou nenhuma insulina é liberada para o organismo. A glicose, então, não é absorvida pelas células, permanecendo na corrente sanguínea.

A Diabetes tipo 2 surge quando o organismo não consegue usar de forma correta a insulina que produz. Fatores genéticos podem desencadear o diabetes tipo 2, mas, o mais comum envolve casos de pessoas acima do peso e com má alimentação. Em torno de 90% das pessoas diagnosticadas têm diabetes tipo 2, de acordo com a Federação Internacional de Diabetes, cerca de 40,2% dos adultos com diabetes não estão diagnosticados, 1 a cada 7 adultos terá diabetes em 2040 e a cada hora 15 pessoas perdem a vida por consequência ao diabetes. 

Como grande parte das doenças, o corpo dá sinais de que algo não vai bem, saber ficar atento a esses sintomas da diabetes é fundamental para buscar tratamento o mais cedo possível. Alguns sintomas como sede excessiva, fadiga, maior frequência em urinar, visão turva, má cicatrização entre outras já pode indicar algo errado. 

90% das pessoas diagnosticadas têm diabetes tipo 2

Exames de rotina sempre devem ser feitos, a dosagem de glicose, consegue diagnosticar o que hoje chamamos de pré-diabetes a glicemia de jejum normal é de até 99 mg/dl, por isso quando o valor está entre 100 e 125, a pessoa já se encontra na pré-diabetes. Outro exame que também serve para o diagnóstico da diabetes é o teste da hemoglobina glicada.

Os valores entre 5,7% e 6,4% . Basta dizer que a diabetes, hoje, responde por até 50% dos casos de problemas cardiovasculares, entre outras sérias complicações de saúde que poderiam ser prevenidas. Procure um nutricionista e previna-se.

Ana Caroline Oliveira nutricionista

Ana Caroline Oliveira é nutricionista e colunista do portal Meon

Arquivo pessoal