Por Meon Em Opinião

Desafio para a Educação é despertar no jovem a sede do conhecimento

"O gosto por riscos, o distanciamento da família, a formação de novas amizades e o desenvolvimento cognitivo e emocional, são vistos hoje como etapas necessárias à conquista da independência adulta” (Leo Fraiman)

Um dos maiores desafios para a educação, atualmente, é despertar o jovem para a sede do conhecimento, a capacidade para aprender cada vez melhor, ajudando-o a desenvolver os dispositivos intelectuais que lhe permita construir sua própria opinião e seu próprio pensamento crítico.

Neste mundo globalizado, mas que “já cabe na palma da mão” de nossos jovens, os facilitadores são muitos e que causam dúvidas e anseios, mediante uma gama de possibilidades e oportunidades.

Os objetivos profissionais e de vida, misturam-se cognitivo e emocionalmente, justapondo-se no período escolar em que encontram-se: o “ensino médio”.

Sendo assim, toda a equipe escolar tem papel fundamental, à medida que acompanha e orienta seus alunos no repensar de seus atos e práticas, auxiliando-os na estruturação de seus projetos de desenvolvimento individual e coletivo.

Uma escola comprometida e transformadora, preocupar-se-á em formar indivíduos criativos, capazes e atuantes, donos de seus próprios destinos.

carla_guandalini_rezende_picone_2

Carla Rezende Picone é especialista em Educação e colunista do Portal Meon

Divulgação

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Opinião

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.