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Mudança na alimentação resulta em benefícios para a saúde

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Possivelmente você é uma daquelas pessoas que enquanto faz alguma atividade já está pensando no que vai fazer depois, na comida dos filhos, nas contas a pagar, e a lista segue adiante com cada vez mais itens. Nosso cotidiano atual é repleto de estímulos profissionais e pessoais, nos colocando uma carga de ansiedade além do normal. Obviamente para tratar deste problema, que muitas vezes vira doença, é preciso uma série de fatores. Porém, um desses itens é a boa alimentação, pois ela auxilia no controle da ansiedade.

Bactérias do intestino têm um papel importante na indução ou diminuição da ansiedade e depressão, vários estudos já tem demonstrado o poder do equilíbrio das bactérias benéficas e maléficas dentro do intestino, elas são chamadas de microbiota intestinal, e seu bom desenvolvimento por meio da alimentação equilibrada e natural está atrelada a melhoria da ansiedade, pois faz com que o nível de produção de serotonina, que é o hormônio do bem estar, aumente.

Por ser um estimulante do sistema nervoso, a cafeína pode aumentar a ansiedade em algumas pessoas

Estudos comprovaram que uma boa maneira de garantir a existência destas bactérias benéficas em quantidade e qualidade é via consumo de probióticos (organismos vivos). Hoje podemos encontra-los na forma de cápsulas, saches e nesses dois alimentos abaixo.

Já ouviu falar no Kombucha? A teoria mais antiga diz que ele era considerado um elixir da longa vida na China há pelo menos 4 mil anos. O kombucha nada mais é do que um chá fermentado com um disco gelatinoso, conhecido como scoby, onde vivem diversos fungos do tipo levedura e bactérias. É a combinação de todos esses minúsculos seres vivos que traria um efeito proveitoso ao nosso corpo.

O Kefiré um probiótico produzido através da fermentação do leite. Com ele pode ser feito iogurte, cottage, patês. Como a bactéria se alimenta de açúcar mesmo quem tem intolerância a lactose pode consumir.

E claro que outros cuidados com a alimentação deve existir como: água de boa qualidade, fibras de boa qualidade presente nas frutas, legumes, sementes germinadas. Evitar alimentos altamente modificados como : Glúten, leite de caixinha, soja...esses tem o poder de desequilibrar a flora intestinal dando poder as bactérias nocivas.

Por ser um estimulante do sistema nervoso, a cafeína pode aumentar a ansiedade em algumas pessoas, por isso os ansiosos devem evitar tomar muito café e, principalmente, suplementos à base de cafeína. Outros alimentos como guaraná e chás (chá preto, chá mate,chá verde) devem ser consumidos com cautela, pois também são fontes de cafeína.

Se você sofre de ansiedade procure se alimentar melhor e verá que muito dos seus problemas e das suas dificuldades irão melhorar. Nosso corpo é uma máquina e precisa do combustível correto para funcionar com potência e por muito tempo.

Ana Caroline Oliveira nutricionista

Ana Caroline Oliveira é nutricionista e colunista do Meon

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