"Só você pode definir quem você é!" 

Ginni Rometty, CEO da IBM



Ensino a Distância
 
O Sincomércio de São José dos Campos, em parceria com a UMC - Universidade de Mogi das Cruzes, assinou convênio para instalar o Polo Educacional EAD (Ensino a Distância) na sede do Sindicato do Comércio Varejista, localizado na Avenida Nove de Julho, na Vila Adyana. 
Serão ofertados cursos de graduação nas áreas de Administração de Empresas, Logística, Pedagogia e Recursos Humanos e outros cursos de MBA em diversos segmentos.


Shopping com Negócios

O CenterVale lançou um mini coworking, espaço compartilhado para atividades de escritório, dentro do seu complexo de compras. O local oferece infraestrutura de um escritório completo para gerar mais comodidade aos consumidores que podem aproveitar a estada no shopping para se dedicar aos negócios. O 'CenterVale Office' fica no Piso Dutra, no corredor da Gold Finger, e funcionará no mesmo horário do shopping. 



francisco_gomes_neto_julio_soares_divulgacao

Francisco Gomes Neto novo CEO da Embraer             

Foto: Divulgação/Meon

Embraer tem novo CEO
O Conselho de Administração da Embraer aprovou, no dia 22 de abril, o nome de Francisco Gomes Neto, atual presidente da Marcopolo, como novo CEO da companhia. Ele assume a presidência da fabricante de aviões no dia 1º de maio no lugar de Paulo Cesar de Souza e Silva, que passa a consultor sênior do Conselho de Administração. A Embraer  deve concluir o processo de fusão com a Boeing até o final deste ano.

O engenheiro Francisco Neto desenvolveu carreira na indústria automotiva em posições de CEO nos últimos 20 anos no Brasil e nos Estados Unidos.  Ele é graduado em engenharia elétrica com especialização em administração de empresas e possui MBA em controladoria e finanças. 



Guará anuncia implantação de Centro de Controle de Tráfego Aéreo
Guará sediará o Centro para o Controle de Tráfego Aéreo e a expectativa é que o projeto tenha início em 2020, com estimativa de três anos de obras.  O Centro de Controle realizará o monitoramento de aproximação, pouso e decolagem, junto às unidades presentes nas cidades de Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo
A construção e compra de equipamentos e da Vila Militar em Guará, que abrigará 1. 200 militares em 33 blocos, terá o investimento será de R$ 450 milhões. 


Novos Voos
Com o recente anúncio pelo governo do Estado sobre a redução do ICMS sobre o combustível aeronáutico, existe a expectativa de instalação de novos voos no aeroporto de São José dos Campos. Essa seria uma contrapartida colocada pelo governo do Estado para a redução do imposto para as empresas aéreas para os aeroportos do Estado. Resta saber se haverá apoio político para o aeroporto de São José dos Campos ser um dos contemplados com mais voos comerciais. 



Parque Tecnológico de São José dos Campos (Divulgação / PMSJC / Antônio Basilio)

Parque Tecnológico de São José                        

Divulgação/PMSJC

São José dos Campos projeta ampliar o Parque Tecnológico
Com um investimento estimado em R$ 70 milhões, projeto Cidade Tecnológica terá mais de 300 mil m² e integra tecnologia, ciência, empreendedorismo e lazer. Denominada Cidade Tecnológica, a iniciativa vai ser uma extensão do Parque Tecnológico de São José dos Campos (PqTec)
O projeto surgiu para suprir uma demanda das empresas regionais instaladas no PqTec. A construção estava prevista para começar em abril e a previsão de duração é estimada em 24 meses.
A Cidade Tecnológica deve abrigar institutos de pesquisas, empresas e startups. Além disso, vai oferecer espaços para comércio e serviços, como prédios para moradia, hotelaria, restaurantes e farmácias, que colaborem para sua fluidez. A intenção é que a Cidade atraia moradores e visitantes e que estes tenham acesso a todos os serviços que precisarem.
Hoje somente o PqTec já recebe cerca de 6 mil pessoas diariamente. Com 188 mil m², o espaço tem quase 300 companhias vinculadas, entre elas 76 empresas instaladas, 34 startups incubadas. 

 


ITA e Inpe participarão do acordo entre Brasil e EUA para lançamento de satélite
 
O acordo entre Brasil e Estados Unidos assinado durante a viagem do presidente Jair Bolsonaro ao país norte-americano, prevê que a criação de satélites terá a participação de duas instituições de São José dos Campos: o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). 
Os institutos devem participar desde a produção da plataforma de nanossatélite até o acompanhamento do processo dele, que deve ter um modelo lançado em 2020. 
O ITA produzirá o hardware e o software do módulo do serviço enquanto os americanos produzirão o hardware e o software das cargas úteis. 
O Inpe estará responsável pelo segmento de solo e pela disponibilização das instalações do Laboratório de Integração e Testes, além do acompanhamento e distribuição dos dados para as instituições. 


Paraty concorre na Unesco
A cidade de Paraty (RJ) ganhou apoio dos países de Língua Portuguesa para se transformar em Patrimônio Mundial da Unesco. A decisão foi tomada na 11 ª reunião dos Estados Membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), em Cabo Verde, na África. Felipe Sigollo, secretário executivo do Ministério da Cidadania, chefiou a delegação brasileira que conseguiu o feito. Caso Paraty seja escolhida, a cidade ganhará projeção internacional para o turismo. No segundo semestre desse ano sairá o resultado da avaliação da Unesco.