Por Meon Em Informe Publicitário

Procure um médico antes de se ‘mexer’

Apesar de altamente recomendadas, as atividades físicas devem ser feitas depois de avaliação médica que comprove as boas condições de saúde do praticante

viver_bem_unimed_exercicio_fisico

Antes de começar a se exercitar é necessário, para não dizer obrigatório, a realização de exames médicos preliminares

Divulgação

 

Você decidiu começar a praticar atividades esportivas e buscar um melhor condicionamento físico. A iniciativa é louvável e os benefícios para o seu corpo e o para o seu bem-estar logo poderão ser percebidos.

Porém, antes de se matricular em uma academia ou passar a integrar, por exemplo, um grupo de corrida de rua, é necessário, para não dizer obrigatório, a realização de exames médicos preliminares.

Também conhecida como APP (Avaliação Clínica de Pré-Participação), esta série de exames tem como objetivo identificar ou aumentar a chance do diagnóstico de doenças cardiovasculares, metabólicas, ortopédicas, entre outras que necessitem de orientações específicas ou que sejam incompatíveis com a realização temporária ou definitiva das atividades físicas.

Independentemente da idade do candidato ao esporte, a análise precisa incluir a história clínica, com ênfase em antecedentes pessoais e familiares, e o exame físico para detectar os fatores de risco.

Na parte cardiológica o protocolo estabelece que a investigação seja aprofundada apenas quando houver indícios de anormalidades, com o uso de eletrocardiograma de repouso, teste ergométrico, ecodopplercardiograma e outros exames de maior complexidade, desde que justificados, ou seja, com base nas informações obtidas pela avaliação clínica.

banner_unimed

Adquira já seu plano:clique aqui

Publicidade

Alguns exames complementares também podem ser bastante úteis para acompanhar indivíduos que praticam ou pretendem praticar atividade física. Um teste de metabolismo de repouso ajuda muito a estabelecer, por exemplo, uma alimentação específica para as pessoas que precisam seguir uma dieta diferenciada.

A capacidade pulmonar também deve ser priorizada nos exames. O teste cardiopulmonar é capaz de identificar com precisão uma intensidade segura para uma série de exercícios aeróbicos para cada praticante.

Outra vantagem deste teste é o que os resultados também oferecem detalhes fisiológicos importantes para a evolução do indivíduo no esporte, como por exemplo, as necessidades energéticas específicas, a medida do gasto calórico indireto durante a prática esportiva e a determinação da capacidade funcional. Sem contar sua grande utilidade na avaliação e no acompanhamento de portadores de doenças cardiovasculares e pulmonares.

Para uma avaliação musculo esquelética do esportista um exame clínico deve começar com a anotação de medidas, real ou aparente, do comprimento dos membros inferiores, uma vez que é normal existir diferenças entre estes membros, o que pode causar lesões. Da mesma forma, praticantes de corrida, de futebol, entre outras modalidades precisam passar por exames de avaliação dos músculos e ligamentos.

Segundo estas recomendações a sua opção por uma mudança de hábitos certamente será muito mais proveitosa e sem riscos de lesões ou problemas mais graves.

Siga em frente, porque não existe nada pior que o sedentarismo, que é uma das principais causas de doenças em todo o mundo. Por isso, tenha sempre um acompanhamento médico e mantenha uma prática regular de exercícios físicos de forma segura.

www.unimedsjc.coop.br

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Informe Publicitário

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.