Por Meon Em Informe Publicitário

Os benefícios da leitura para o cérebro

Exercite seu cérebro com a leitura

viver_bem_unimed_beneficios_da_leitura

Você sabia que ler regularmente possibilita gerir melhor doenças crônicas?

Divulgação



Quem já não ouviu por aí que “Ler também é um exercício?”

Mais que isso, o hábito da leitura é uma ferramenta crucial para quem deseja uma vida mais saudável e com saúde. Você sabia que ler regularmente possibilita gerir melhor doenças crônicas e até compreender a mensagem passada pelo médico durante uma consulta?

Alguns neurologistas realizaram pesquisas com ressonância magnética funcional, tentando responder e entender o processo da leitura. Nesse processo, vários tipos de memória são utilizados e foi observado que várias áreas do cérebro são ativadas numa leitura relaxada e ainda mais áreas são acionadas quando nos concentramos. Essas áreas também aumentam de atividade conforme se continua a leitura de uma obra, por exemplo. E permanecem ainda ativas por vários dias após o encerramento da atividade por si. Além disso, a leitura estimula a memória, expandindo a capacidade da mente, sendo um combustível inesgotável. Em resumo, a leitura é a melhor maneira de manter as sinapses ativas.

A leitura é um grande exercício para o cérebro, por isso, quanto mais se pratica a leitura, mais o cérebro é ativado. Outras formas que auxiliam na ativação do cérebro são a leitura em voz alta, ler e escrever, ler e repetir o que leu, ler em silêncio e ler com música de fundo. A melhor técnica é a que você desenvolve para você mesmo!

O ato de ler, naturalmente, leva a escrever e amplia a capacidade de escutar. Aparentemente todos os gêneros de leitura têm resultados similares. O que os especialistas sabem é que quanto mais intensa a experiência, mais associações o ser humano faz. Isso significa que quanto mais intensa e prazerosa for a leitura, mais resultados são obtidos.

banner_unimed

Adquira já seu plano:clique aqui

Publicidade

De acordo com especialistas não existe um horário específico que produza melhores resultados no cérebro. Algumas pessoas só conseguem ter resultados efetivos se o fizer durante o dia. Em geral, pela manhã depois de uma boa noite de sono, a concentração é melhor, mas depende de cada indivíduo e do seu modo de vida. Algumas pessoas produzem mais durante a noite e passam madrugadas adentro com ótimo rendimento e produção.

Muitas pessoas ainda se questionam por que sentem sono quando leem, os médicos afirmam que não é a leitura do livro que dá sono, mas algumas substâncias químicas que agem no corpo. Uma delas é a adenosina, que se acumula ao longo do dia. Quanto mais adenosina, maior o sono. Ou seja, o problema, na verdade, é a hora da leitura

Para isso, é importante experimentar ler em outro horário. Você pode até sentir preguiça, não conseguir nem virar a página e se entediar. Mas não terá sono. Já a segunda substância envolvida é a melatonina, ela regula o sono, pois é liberada quando o ambiente escurece. Por isso normalmente, quem lê no tablet, por exemplo, tende a sentir menos sono do que quem lê no papel. É por esse mesmo motivo que é mais fácil passar horas na internet ou vendo televisão do que ler um bom livro de madrugada. Então não se sinta culpado se a TV estiver mais agradável. 

Em resumo:

  • A leitura estimula a memória expandindo a capacidade da nossa mente;
  • É combustível inesgotável para a imaginação;
  • Nos dá palavras instrumentais para expressar nosso sentimento;
  • Nos aproxima da compreensão do mundo e do autoconhecimento;
  • Ao ler, nos deparamos com aquilo que pensamos; nossas crenças;
  • É possível "experimentar" com a leitura sem experimentar fisicamente;
  • O ato de ler, naturalmente leva a escrever e amplia nossa capacidade para escutar;
  • A leitura constrói sonhos e nos empurra a realização dos mesmos;
  • A leitura desconhece a solidão e nos permite estar sempre acompanhados;
  • Eleva a autoestima.

www.unimedsjc.coop.br

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Informe Publicitário

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.