Por Meon Em Informe Publicitário

Olho vivo contra os óculos de sol falsificados

Lentes piratas podem prejudicar a saúde ocular

viver_bem_unimed_oculos_de_sol

Óculos falsificados tem uma semelhança estética com os ‘produtos de marca’’, porém não são confiáveis

Divulgação



Uma cena muito comum nas parais, nos centros de comércio popular e, por incrível que pareça, até em alguns shoppings e galerias, são as lojas e quiosques que comercializam óculos de sol com preços bem convidativos.

O que pode parecer um bom negócio é, na verdade, um grande risco para a saúde dos seus olhos e da sua pele. O mercado foi invadido pelos óculos falsificados que, normalmente tem uma semelhança estética com os ‘produtos de marca’’, porém não são nem um pouco confiáveis.

O principal fator do perigo dos óculos piratas são as lentes, que são a parte mais importante na fabricação deste acessório, por isso não é possível acreditar que óculos com valores de venda entre R$ 10 e R$ 30 tenham sido fabricados seguindo todas as normais de segurança e de qualidade.

Para deixar claro a importância das lentes é preciso entender o princípio dos óculos de sol. No escuro, a nossa pupila dilata para facilitar a entrada de luz, é o que também acontece quando usamos as lentes escuras. Assim, estas lentes não só protegem da ação do sol como, também, potencializam ao ampliar o campo de entrada dos raios.

Ao sair no sol usando óculos falsificados, a pupila dos olhos aumenta para captar maior quantidade de luz, porém como as lentes não tem proteção contra os raios UVA e UVB, a pessoa não estará protegida e os raios solares irão penetrar com mais facilidade nos olhos e danificar a retina.

Óculos de sol piratas utilizam lentes de baixíssima qualidade que são ‘tingidas’ para ficar escuras, e nesses processos de coloração não existe nenhuma técnica ou cuidado especial, diferente das lentes de qualidade.

banner_unimed

Adquira já seu plano:clique aqui

Publicidade

Outro problema dos óculos piratas é a falta de garantia na fabricação, porque as lentes podem conter graus ou desníveis na superfície, o que obriga o olho a se esforçar mais para corrigir a visão errada ou torta causada pela baixa qualidade da fabricação. E esse esforço acaba deixando o olho mais cansado e provocando danos a visão, como a degeneração macular, a foto alergia, que é a alergia à luz do sol e a outros tipos de luzes, ceratite que produz a inflamação na córnea e a catarata, que embaça a visão e pode levar a cegueira.

Dicas

- No momento de escolher os seus óculos dê preferência aos que tenham lentes que protejam os olhos. As lentes maiores são as mais indicadas porque elas formam uma barreira física que evita a degeneração da pele. Mas o mais importante no caso do modelo, é que ele seja confortável.

- Na hora de escolher uma lente para o dia a dia, dê preferência as de cor âmbar, marrom e cinza, que permitem boa visão de contraste e profundidade, além de reduzir os reflexos.

- Assim como o cuidado com as lentes, o ajuste do acessório no rosto também é fundamental. Ele deve estar colocado de forma que, nos dois lados, não haja penetração solar alguma pelas laterais.

Essas precauções também valem, especialmente, para as crianças, uma vez que os efeitos nocivos do sol são cumulativos e podem se manifestar antes que se espere. Para garantir que você está usando óculos de qualidade, você pode leva-lo até seu oftalmologista ou verificar se eles têm a certificação NBR ISO 15111.

www.unimedsjc.coop.br

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Informe Publicitário

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.