Por Meon Em Informe Publicitário

O bebê chegou e agora?

Conheça algumas dicas para te auxiliar nos primeiros dias com seu bebê em casa

viver_bem_unimed_bebe

Um bebê é considerado recém-nascido até o 28º dia de nascimento

Divulgação

Você sabia que um bebê é considerado recém-nascido até o 28º dia de nascimento? Sim, a comunidade médica considera que durante esse período o bebê é totalmente dependente da mãe e é também nessa fase que os cuidados devem ser mais especiais, por isso o Viver Bem Unimed separou algumas dicas para as mamães de primeira viagem sobre os comportamentos dos bebês durante esses primeiros dias.

O sono dos recém-nascidos chega a ser de 15 a 20 horas por dia, por isso não se assuste, pois eles irão dormir por cerca de 90% do tempo e só acordam durante as mamadas, claro que existem as exceções, mas na grande maioria, eles irão dormir muito nessa fase. Os períodos de sono também irão encurtando até chegar à normalidade, o que vai ser em torno dos seis meses de idade.

A amamentação é o momento mais sublime entre mãe e filho. Em alguns casos, é necessário ter paciência no início, pois pode haver uma dificuldade para a descida do leite, entre outros. Mas seja persistente, pois o leite materno contém todos os nutrientes que o bebê precisa para se desenvolver plenamente. É importante que a mãe alterne os seios a cada 15 minutos ou quando tiver a sensação de esvaziamento, além disso, é extremamente importante que a mãe mantenha-se hidratada, pois 90% do leite materno é composto por água.

               Os soluços podem ser frequentes nos recém-nascidos, eles geralmente acontecem quando a criança está descoberta, na hora do banho ou quando é manuseada durante ou após as mamadas. Não se preocupe isso é natural é irá cessar espontaneamente. Já as cólicas também podem ser outro incômodo aos bebês, um meio de aliviá-las é com um banho morno e também movimentando as pernas da criança como pedaladas no ar, fazendo uma massagem na barriguinha no sentido horário, a fim de eliminar os gases. Também é importante lembrar que as compressas de água ou toalha quente, têm um efeito analgésico e podem ajudar a aliviar as dores.

banner_unimed

Adquira já seu plano:clique aqui

Publicidade

Na hora do banho é importante evitar o uso de substâncias que removam a gordura da pele, pois ela é uma proteção natural do seu bebê, por isso, opte por produtos neutros que mantenham o pH do recém-nascido. A temperatura da água deve estar em torno de 36° ou 37°C e evite esfregar a pele para evitar lesões.  O umbigo também é uma parte que deve ter um cuidado especial na hora do banho, por isso é recomendado que se lave bem com água e sabão e após o banho, enxugue bem e passe álcool em movimentos circulares para retirar todos os resíduos que possam acumular na região. Esse procedimento com o umbigo deve ser feito até que ocorra sua queda, que geralmente acontece em até 15 dias.

                Dentre outros cuidados com a higiene do bebê estão os ouvidos, nariz e unhas. Para os ouvidos, não use os cotonetes ou qualquer outro objeto para limpá-los. Limpe somente com a ponta da toalha depois do banho, sem esfregar. Para higienizar o nariz, use soro fisiológico, evite também o uso de cotonetes, pois eles podem somente empurrar a sujeira , prejudicando a respiração. E para as unhas, corte com uma tesoura apropriada e de pontas arredondadas e lembre-se, a tesoura deve ser de uso exclusivo do bebê.

                E por último os passeios, evite levar o recém-nascido a lugares públicos, espere que ele tenha tomado, pelo menos a primeira dose das vacinas. Dessa forma você preserva a saúde do seu filho e pode curtir bastante os momentos entre mãe e filho.

www.unimedsjc.coop.br

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Informe Publicitário

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.