Por Meon Em Informe Publicitário

Dor de ouvido nas crianças? O que fazer ?

Entenda os fatores que podem motivar as inflamações de ouvido

viver_bem_unimed_otite_infantil

Segundo os médicos otorrinolaringologistas, os ouvidos estão intimamente ligados ao sistema respiratório

Divulgação




As otites mais conhecidas como inflamação de ouvido são bastante comuns nas crianças e podem causar incômodos e trazer prejuízos futuros à audição. Diversos fatores podem desencadear a inflamação, como vírus e bactérias, fungos e alergias, além de traumas com sangramentos nos ouvidos.

Segundo os médicos otorrinolaringologistas, os ouvidos estão intimamente ligados ao sistema respiratório, possuindo o mesmo revestimento mucoso. Por isso, os ouvidos também podem sofrer com as alergias respiratórias, mudanças bruscas no clima e poluição do ar.

Estes fatores podem contribuir para as otites médias, que acometem a região do ouvido médio, localizada após a membrana timpânica, resultando em dor, febre, diminuição da audição, autofonia (sensação de estar falando dentro da própria cabeça) e, em alguns casos, secreção devido ao rompimento do tímpano. Há também as otites externas, infecções na porção mais externa do canal (da orelha até o tímpano), extremamente dolorosas ao toque, apresentando inchaço do conduto e secreção no seu interior.

O acúmulo de água no ouvido costuma ser também um problema, porque, ao molhar a cera, forma-se uma ‘esponja’ que retém a água dentro do canal, tornando-se um meio ideal para a proliferação de bactérias. Isso ocorre geralmente, quando há um acúmulo de cera nos ouvidos, causado pelo uso indevido de hastes flexíveis, tampa de caneta ou chave, que empurra a cera para o fundo do conduto auditivo.

banner_unimed

Adquira já seu plano:clique aqui

Publicidade

As otites são tratadas normalmente com antibióticos e analgésicos, de acordo com a causa.

As infecções de repetição são ainda mais preocupantes, pois se não tratadas adequadamente, levam a uma perda progressiva da audição. Nos recém-nascidos, vários fatores podem contribuir para essa repetição, como a anatomia da tuba auditiva, mais curta e mais larga que nos adultos. Além disso, a posição das mamadas pode acabar facilitando a entrada de líquidos nos ouvidos médios, causando as infecções. Por isso, a criança deve ser amamentada, preferencialmente, na posição sentada.

Cuidados com a higiene

A cera do ouvido não é uma sujeira. Sua função é impermeabilizar o ouvido e impedir a entrada de insetos. Além disso, sua composição química é bacteriostática, ou seja, atrapalha o desenvolvimento de bactérias e mantém o pH do conduto. Assim, o ideal é limpar a orelha até onde o dedo alcança, evitando a introdução de objetos no canal auditivo.

www.unimedsjc.coop.br

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Informe Publicitário

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.