Doença atinge mais de 16 milhões de brasileiros, segundo a OMS

viver_bem_unimed_dia_mundial_do_diabetes

14 de novembro - Dia Mundial do Diabetes

Divulgação

 

Uma doença silenciosa, mas se for diagnosticada e tratada desde o início, o portador da diabetes pode ter uma vida normal e saudável. Para conscientizar a população sobre a prevenção e tratamento, a Federação Internacional de Diabetes (IDF) junto com a Organização Mundial de Saúde (OMS) criaram em 1991, o Dia Mundial do Diabetes, celebrado em 14 de novembro.

            A data foi oficializada pela Organização das Nações Unidas (ONU), a partir de 2007, com a aprovação da Resolução das Nações Unidas. O dia foi escolhido por marcar o aniversário de Frederick Banting que junto com Charles Best descobriu a insulina, no ano de 1921. Nesse ano, o tema escolhido para a campanha foi “O diabetes diz respeito a toda a família” tem por objetivo mostrar a importância do papel dos familiares nos cuidados e apoio à pessoa com diabetes.

            Para conscientizar a população sobre o Diabetes, a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), seguindo a iniciativa da IDF, incentiva, desde 2007, as cidades a iluminarem na cor azul os seus monumentos e prédios públicos.  O movimento já teve adesão de várias cidades em todo o Brasil e hoje entidades, governo, empresas privadas já adotaram a prática da iluminação azul.

            E não custa lembrar novamente sobre os sintomas do Diabetes. 

banner_unimed

Saiba mais AQUI

Publicidade

No caso do tipo 1, geralmente os sinais são repentinos. São eles: sede excessiva, rápida perda de peso, fome exagerada, cansaço inexplicável, muita vontade de urinar, má cicatrização, visão embaçada, falta de interesse e de concentração, vômitos e dores estomacais.

Já no tipo 2, quando o diagnóstico é feito geralmente na infância, os sintomas podem ser moderados ou até mesmo ausentes. 

Por isso é importante sempre fazer um check up com seu médico e verificar o nível da glicose no sangue.

E lembre-se, a prevenção é o melhor caminho.

www.unimedsjc.coop.br