O primeiro responsável por sua saúde é você mesmo

viver_bem_unimed_cuide_da_sua_saude

Cuide da sua saúde

Divulgação

 

Os ditados populares fazem parte do nosso dia a dia, muitas vezes repetimos alguns exaustivamente sem saber até mesmo qual é a sua origem, mas poucas vezes paramos para refletir o quanto de sabedoria e verdade existem neles. Um destes ditados que cabe bem nessa matéria é o “melhor prevenir do que remediar”.

Se pararmos para analisar profundamente o que ele quer dizer, prevenir significa entre outras coisas tomar atitudes de forma a evitar, por exemplo, uma doença. Prevenir é uma atitude de amor próprio que traz boas consequências para sua vida e pode evitar arrependimentos, afinal saúde é o nosso bem mais precioso.

Portanto fique atento! Mesmo que você não tenha nenhuma queixa de saúde é importante que pelo menos uma vez ao ano você passe pelo médico para fazer uma avaliação de como está a sua saúde.

banner_unimed

Adquira já seu plano:clique aqui

Publicidade

Sinta-se responsável por sua saúde

Comece por fazer um balanço da sua vida em termos de saúde e analisar o que pode ser melhorado. De acordo com os médicos, para as doenças cardiovasculares, por exemplo, existem fatores de risco como o genético, que infelizmente ainda não podemos evitar ou mudar, e outros que podem ser evitados ou modificados a nosso favor, como a obesidade, o tabagismo, o sedentarismo, o estresse, a pressão alta, o diabetes e o colesterol alto, e a decisão de mudá-los à seu benefício, e ter uma saúde melhor, ou não fazer nada, e simplesmente deixar as coisas acontecerem está em suas mãos.

Além disso, fazer uma avaliação anual com o médico não é somente importante, mas é fundamental que as pessoas tenham a cultura do autocuidado, que estejam conscientes dos bons conceitos de como cuidar da saúde

Indicadores de Saúde que você deve ficar atento:

IMC – Índice de Massa Corporal (IMC = peso em kg/altura em metros2)

Menor que 18 abaixo do peso

Entre 18 e 25: peso normal

Entre 25 e 30: sobrepeso (alerta)

Maior que 30: obesidade

Glicemia em jejum – quantidade de açúcar no sangue (se a pessoa não estiver em jejum os valores são outros)

De 70 a 99: normal

De 100 a 125: pré-diabetes (alerta)

A partir de 126: diabetes

Hipertensão – fator de risco para doenças cardíacas

Pressão Máxima não deve passar de 13,9 e mínima de 8,9, 14 por 9 por exemplo, já é considerada alta, e em alguns casos especiais estes números são menores.

Circunferência Abdominal

Homem – ideal até 94cm, de 94 a 102cm é sinal de alerta e acima de 102 cm já é obesidade abdominal.

Mulher – ideal até 80cm, de 80 a 88 cm é sinal de alerta e acima de 88 cm já é obesidade abdominal.

www.unimedsjc.coop.br