Por Nicole Almeida Em RMVale Atualizada em 01 JUN 2020 - 11H03

O que volta a funcionar nesta segunda (1) nas cidades da RMVale?

Confira regras gerais e específicas em algumas cidades da região

Reprodução/Claudio Vieira/PMSJC
Reprodução/Claudio Vieira/PMSJC
Tanto clientes quanto funcionários devem ter álcool em gel em seus estabelecimentos, e usar máscaras de proteção.


As cidades da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte retomam, nesta segunda-feira (1), algumas de suas atividades. 

As medidas foram tomadas levando em conta o plano de retomada do Governo de São Paulo, o 'Plano São Paulo', que colocou a região na fase 2.

Nesta fase, podem voltar a funcionar:

- Comércios em geral

- Escritórios

- Imobiliárias

- Shoppings

- Concessionárias e lojas de veículos

Fica permitida a reabertura das atividades, desde que cumpram regras gerais estabelecidas pelo decreto estadual, e específicas, definidas por cada prefeitura (veja abaixo). 

Os estabelecimentos estão aptos a funcionar apenas de segunda a sexta-feira, fins de semana e feriados devem permanecer fechados. Com exceção dos comércios essenciais, como supermercados e farmácias, que já estavam liberados para funcionar. 

Tanto clientes quanto funcionários devem ter álcool em gel em seus estabelecimentos, e usar máscaras de proteção. 

Confira regras por cidade 

Em São José dos Campos, além do decreto com as regras de funcionamento para reabertura dos estabelecimentos, alguns Shoppings Centers também divulgaram o esquema que retomarão as atividades. 

Em Taubaté, a reabertura será gradual mas algumas áreas ainda não possuem um decreto específico, como os shoppings, que também voltarão as atividades. As regras divulgadas pela prefeitura são gerais e específicas. 

Em Caçapava, a evolução no número de casos de coronavírus poderá acarretar em novas medidas restritivas. 

Em Jacareí, o horário de funcionamento para imobiliárias e escritórios será das 8h às 12h; e para concessionarias, serviços, shopping center e centros comerciais, das 14h às 18.

No Litoral Norte, o prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto (PSDB), realizou uma live para conversar com a população sobre o funcionamento das atividades. 

Em Caraguá, a Vereadora Vilma Teixeira de Oliveira representou a Câmara dos vereadores e apontou que a retomada do comércio será de forma gradual.

Ubatuba publicou na noite de sábado, um novo decreto, estabelecendo as regras para o comércio na cidade. Por lá, além das atividades já citadas, os quiosques de praia e garagens náuticas devem voltar a funcionar. 

A prefeitura de Ilhabela, dividiu as atividades comerciais em três grupos. Já estão previstas quatro fases para a retomada das atividades no arquipélago. 

Fim do isolamento? 

A reabertura parcial de shoppings e estabelecimentos comerciais não deve ser motivo para as pessoas deixarem de adotas medidas de isolamento social e de proteção contra o coronavírus.

Especialistas em infectologia e medicina do comportamento recomendam que as pessoas saiam de casa apenas em situações de necessidade, e que evitem visitas, principalmente a pessoas que fazem parte dos grupos de risco, como idosos e pessoas com doenças crônicas. 

Segundo a secretária de Estado de Desenvolvimento Social, Patricia Ellen, este é um momento para reforçar a proteção.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Nicole Almeida, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.