Por Meon Em RMVale

Workshop em São José discute ações para minimizar impacto de mudanças climáticas

Evento acontece entre terça e quinta-feira no Cefe

cemaden_desastres_ambientais
O impacto das mudanças climáticas e as políticas públicas para prevenção de desastres ambientais serão discutidos a partir desta terça-feira (21) no Workshop Mover - Mobilização para Ordenação e Viabilização de Espaços Urbanos Resilientes, em Santana, zona norte de São José dos Campos . O evento será realizado no Cefe (Centro de Formação do Educação), ao lado do Parque da Cidade, e segue até quinta-feira (23).

O workshop vai discutir ações para construção de uma “Agenda Urbana” que considere questões sobre riscos de desastres ambientais, adaptação e resiliência no planejamento urbano das cidades paulistas, que abrigam mais 39 milhões de cidadãos.

O evento é realizado pelo Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais), MCTIC (Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações) e Prefeitura de São José dos Campos, com apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Mudanças Climáticas - Fase 2 . 

Participam do encontro pesquisadores nacionais e internacionais, membros de instituições públicas e privadas, universidades, profissionais de prefeituras e de órgãos de Defesa Civil do Estado de São Paulo.

A abertura do evento será com um seminário que acontece  nesta terça-feiura, das 8h30 às 12h. O seminário é aberto a todos os interessados e as inscrições podem ser feitas pelo site do Cemaden.

O evento contará com a participação de pesquisadores convidados da Pontifícia Universidade Católica e Centro Ceres (Chile), da Defesa Civil de Dublin (Irlanda), da Griffith Universidade (Austrália), do ICLEI (Local Governments for Sustainability), representantes do Cemaden Pesquisa e Desenvolvimento e alunos da Universidade Federal do ABC. Além da Prefeitura de São José dos Campos, estão confirmadas a Prefeitura de São Paulo, de Sorocaba, de Campinas e de Santo André.

Política Municipal de Mitigação e Adaptação

A Prefeitura de São José dos Campos informou que já se mobiliza para construir uma Política Municipal de Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas. De acordo com a administração municipal, a cidade vai elaborar, nos próximos meses, o 1º Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) do município e elaborar o Plano de Ação de Enfrentamento às Mudanças Climáticas, com metas de redução de gases de efeito estufa, ações e programas prioritários em mitigação e adaptação.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.