Taubaté inaugurou, na manhã desta terça-feira (10), o primeiro hub de inovação em tecnologia que tem como objetivo atrair startups para a cidade.
O convênio foi assinado pela prefeitura e pela Unitau (Universidade de Taubaté). o novo espaço vai funcionar em um prédio da univrsidade no centro da cidade. Para Ortiz Junior (PSDB), este é o primeiro passo para colocar em prática o plano do Parque Tecnológico de Taubaté.


O programa conhecido como Hitt (Hub de Inovação em Tecnologia de Taubaté), é composto por ambentes de inovação implantados em pontos estratégicos da cidade, sendo que cada local será parte de uma estrutura em rede, com serviços compartilhados.
O primeiro local inaugurado nesta terça-feira fica em um prédio onde funcionava o departamento de Pedagogia da Unitau, no centro de Taubaté. O espaço vai contar com espaços para coworking, salas de reunião, de descanso e convivência.

"Nós temos que acompanhar os novos tempos. O aluno tem uma ideia e aqui ele pode desenvolver essa ideia, trabalha em equipe e, depois que ele está com essa ideia consolidada ele pode oferecer para o mercado. O Google, por exemplo, nasceu em uma universidade e olha o que é o Google hoje", afirmou Nara Fortes, reitora da Unitau.

Ainda este ano, o governo Ortiz Junior promete entregar mais um hub, em uma área de 1.500 m², voltado para a segurança cibernética. "Em 2021, 2022 e 2023 nós esperamos ter hubs na área de saúde e agronegócio", afirmou o prefeito.

Parque Tecnológico
Durante o evento, Ortiz Junior (PSDB) disse que o Parque Tecnológico de Taubaté também está incluído no projeto. Divulgado em 2013 mas ainda sem nenhum ter nada funcionando, o local foi tratado como "a cereja do bolo" pelo prefeito.
"Esse é o ponto de partida do Parque Tecnológico. Para ter esse centro empresarial nós precisamos das startups, da incubação de ideias. Nós precisamos dessa etapa para que tenha a última etapa concluída, que é o Parque Tecnológico", disse Ortiz Junior.