Por Meon Em RMVale

Veículos de comunicação unem forças para combater as fake news

Grupo Meon de Comunicação e Jovem Pan estimulam debate e reflexão sobre o tema

fake_news_1

Combater às “fake news”, notícias falsas disseminadas nas redes sociais, é um dever de todos e um compromisso que conta com a adesão de um número cada vez maior de jornalistas e veículos de comunicação.

Grupo Meon de Comunicação e Rádio Jovem Pan, ao debater o tema na primeira edição do Ideias&Debates, no último dia 10, demonstraram sua preocupação com o impacto e os riscos gerados pela disseminação de fake news nas redes sociais.

O evento reuniu especialistas em direito e comunicação que discutiu desde a importância e os meios de checagem de informações até a responsabilização por disseminação de notícias falsas. Ao longo desta semana, o Portal Meon publicou uma série de  reportagens sobre o conteúdo debatido no evento.

Leia MaisJornalistas adotam mecanismos de checagem para combater fake news Como combater as fake news sem ferir o direito à liberdade de expressão?Senso crítico e responsabilidade nas redes sociais são armas contra fake news

Para a diretora do Grupo Meon de Comunicação, Regina Laranjeira Baumann, o assunto deve permanecer em pauta para que a sociedade fique atenta e adote o hábito de checagem e busca por fontes confiáveis de notícias antes de compartilhar uma notícia.

"É imprescindível que toda a sociedade se organize para combater as fake news que, como já se comprovou, prejudica nações e mata pessoas. Esse evento comprovou que as pessoas estão cientes e firmes nesse combate, com ações coordenadas e de inteligência”, disse Regina.

Rodrigo Goulart, diretor comercial da Rádio Jovem Pan, destacou a importância de iniciativas que têm sido adotadas por veículos de comunicação e empresas responsáveis plataformas de redes sociais, como o Youtube. "É um ocmpromisso da Jovem Pan combater as notícias falsas", disse. 

‘Revistas. Eu acredito!’

A Aner (Associação Nacional de Editores de Revistas), a qual é associada a Metrópole Magazine, revista do Grupo Meon, mantém uma campanha ‘Revistas. Eu acredito!’ para informar a leitores e usuários das redes sociais a importância do jornalismo sério no combate às notícias falsas.  

A campanha foi apresentada no evento por Maria Célia Furtado, diretora executiva da Aner, que ressaltou a credibilidade do meio revista.  Segundo pesquisas apresentadas pela diretora, o leitor jovem está preocupado em buscar em informações confiáveis e 72% apontam a mídia revista com confiabilidade.

“Destacamos a importância de se informar por meio de uma mídia consagrada, que investiga e que vai até a fonte, com um jornalismo sério”, disse Maria Célia.

jornalismo_profissional5_maria_celia_furtado_3_3

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.