Por Meon Em RMVale

Vacinação contra gripe começa a ser aplicada na rede privada de São José

Campanha de vacinação na rede pública começa no dia 23 de abril

20151706_imunizacao_vacina_gripe_adenirbrittopmsjc

A partir do dia 23, vacinação estará disponível na rede pública e particular

Divulgação/PMSJC

A vacinação quadrivalente contra a gripe já começou a ser aplicada na rede privada em São José dos Campos. Como uma das medidas preventivas de maior importância, a imunização auxilia a combater a infecção causada pelo vírus da influenza.

Em países tropicais, como o Brasil, o vírus da gripe circula o ano todo, com maior predomínio nas estações de temperaturas mais baixas. Para tanto, a Organização Mundial da Saúde (OMS) atualiza a composição da vacina a cada ano baseada nas cepas circulantes.

“A gripe é uma infecção das vias aéreas e se diferencia de um resfriado comum pela gravidade dos sintomas. A época ideal para a vacinação é entre março e junho, antecipando o inverno, época de maior circulação viral”, explica a infectologista e responsável pelo serviço de vacinas do Laboratório Sabin em São José dos Campos, Luciana Campos.

Leia MaisTaubaté confirma mais 2 mortes por gripe; vacinação começa no dia 23Coordenadora de Vigilância de Taubaté fala sobre gripe, vacina e diferentes tipos de influenzaVacinação contra gripe começa na rede privada

Segundo o Ministério da Saúde, foram identificados 57 casos de H3N2 no Brasil entre 1.º de janeiro a 31 de março, dos quais 10 resultaram em mortes. No mesmo período do ano passado, foram identificados 158 casos, com 20 óbitos. No Estado de São Paulo, dos 51 casos graves de gripe em 2018, 18 eram de H3N2, e, das 11 mortes, três foram ligadas ao subtipo.

A campanha de vacinação na rede pública deve começar em 23 de abril para grupos de risco, o que inclui idosos acima de 60 anos, gestantes e crianças de 6 meses a 5 anos. Mas para quem tiver o aporte financeiro e quiser antecipar o atendimento pode buscar as clínicas privadas de São José e região. Os valores da vacina estão em torno de R$ 100 a R$ 200.

Os grupos de risco são as pessoas idosas, obesos, profissionais de saúde, gestantes, pessoas portadoras de doenças crônicas (problemas cardiológicos, pneumopatias, diabetes) ou com o sistema imune debilitado (pacientes chamados imunodeprimidos), devem ter maior atenção à vacinação para evitar complicações mais graves.

“É recomendado também que recebam a imunização combinada com as vacinas pneumocócicas (conjugada 13 valente e polissacarídica 23 valente). Essas vacinas podem ajudar a evitar, além da pneumonia, a meningite, a sinusite e a otite”, detalha a infectologista.

A imunização só é contraindicada para aqueles com histórico de reação alérgica grave e comprovada às proteínas do ovo ou a qualquer componente da vacina.

Cuidados

A vacina é considerada uma forma importante de prevenção e alguns cuidados básicos de higiene são fundamentais para evitar a transmissão do vírus.

“Proteger, com lenço de papel descartável, a boca e nariz ao tossir e espirrar e lavar as mãos com água e sabão ou higieniza-las com álcool-gel após contato com a boca, olhos ou nariz, evitam a propagação viral pelo ambiente”, destaca a especialista.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.