Por Meon Em RMVale

Um novo trânsito começa por um novo olhar

materia_principal_alex_brito_pmj_rgb

Jacareí investe em ações educativas no trânsito

Alex Brito/PMJ

O trânsito é feito por pessoas, antes de tudo. Pessoas que têm diferentes formas de se locomover, precisam respeitar regras e refletir que suas atitudes geram consequências que podem envolver outras pessoas.

Por isso, é necessário que se pense em um trânsito que não foque apenas em carros, mas também nos meios de transporte de duas rodas e, prioritariamente, no pedestre. E não pense só em multas, mas sim em educação.

Em Jacareí, esse pensamento tem sido fundamental para criar um trânsito mais seguro. Com um aumento de 400% nas ações educativas e uma visão ampliada que considera carros, motocicletas, bicicletas e pedestres, a cidade reduziu em 48% as mortes no trânsito em 2017.

Com um trabalho intenso da Secretaria de Mobilidade Urbana, a Prefeitura de Jacareí melhorou a vida de quem anda de bicicleta, reduzindo em mais de 87% a morte de ciclistas com a ampliação e revitalização de mais de 8 km de ciclovias, além de iniciar uma série de discussões com a comunidade para elaboração do Plano Cicloviário Municipal. Para os motociclistas, a vantagem foi a criação dos bolsões de segurança em semáforos na região central, que diminuiu os riscos de atritos com automóveis e preservou a integridade dos condutores. Já para os carros e para o trânsito de uma forma geral, a criação da Rota de Cargas Pesadas diminuiu em 40% a presença de caminhões na região central, dando mais fluidez ao trânsito, preservando as vias e evitando a utilização da cidade como rota de fuga do pedágio.

Leia MaisJacareí ganhará primeiro Parque Linear no Campo Grande

Outra ação da Prefeitura que vai contra a lógica da penalização é dar mais visibilidade para os equipamentos de fiscalização. Isso contribuiu para diminuir em 52% o número de multas do radar móvel, evitando as “pegadinhas” e oferecendo mais segurança nas vias.

E o trabalho não para. Pegando carona no movimento internacional do “Maio Amarelo”, que pretende chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito e propor ações que contribuam por um trânsito mais seguro, a Prefeitura de Jacareí preparou uma programação repleta de atividades.

Acesse o nosso site, confira e participe.

http://www.jacarei.sp.gov.br

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.