Por Marcus Alvarenga Em RMVale

Taubaté têm aumento de cerca de 550 postos de trabalhos na indústria

Após 11 meses, pesquisa da Fiesp aponta crescimento no mercado

industria

Metalurgia apresentou um crescimento de 3,71% em janeiro de 2018

Arquivo/Estadão

A Fiesp/Ciesp (Federação e Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) divulgou, nesta segunda-feira (19), uma nova análise do Nível de Emprego que aponta um aumento de 1,17%, aproximadamente 550 postos de trabalho na indústria da região de Taubaté, que é composta por 28 cidades, em janeiro de 2018 ante dezembro de 2017.

Janeiro nos trouxe um alento e esperamos que nos próximos meses tenha recuperação das perdas, mas ainda não será um ano brilhante

José de Arimateia Gerente Ciesp Taubaté

José de Arimathéa Campos Ciesp Taubaté

"Não existem explicações pontuais. A economia vem desde 2015 tendo resultados de perda de mão de obra, 2016 foi um pouco menor, 2017 ainda continuou tendo perdas e 2018 a gente acredita que vai conseguir recuperar mais um pouco. Janeiro nos trouxe um alento e esperamos que nos próximos meses, sem ainda prever problemas na política, tenha uma recuperação das perdas, mas ainda não será um ano brilhante", comenta José de Arimateia Campos, gerente administrativo da Ciesp regional de Taubaté.

Desde janeiro do último ano que a região de Taubaté não apresentava um valor positivo no número de admissões na indústria. Os setores que auxiliaram na alta de empregos foram a de Veículos Automotores e Autopeças; com 3,71%; Metarlugia, com 3,30%; e de Produtos Farmoquímicos e Farmacêuticos, com 2,59%.

Enquanto ainda algumas áreas não apontam recuperação, como a de Máquinas e Equipamentos, com uma queda de -7,25%, a de Equipamentos de Informática, Produtos Eletrônicos e Ópticos, com -3,76%; e de Produtos de Madeira, -3,01.

A pesquisa da Federação na região de Taubaté analisa as empresas com sede nas cidades de Taubaté, Pindamonhangaba, Campos do Jordão, São Bento do Sapucaí, Santo Antônio do Pinhal, Roseira, Guaratinguetá , Aparecida, Cunha, Lagoinha, Potim, Lorena, Cachoeira Paulista, Canas, Piquete, Silveiras, Cruzeiro, Arapeí, Areias, Bananal, Lavrinhas, Queluz e São José do Barreiro.

O Ciesp quando faz análise faz pela diretoria regional, embora tenha os dados de cidade por cidade, divulga a média regional. Agora, individualmente, temos geralmente os resultados mais significativa em Taubaté, Pinda, Guará, Cruzeiro e Lorena. O importante é o conjunto todo, mas as cidades pequenas possuem menores locações, trabalhando com a indústria do turismo, artesanato e outros, que tem menor influências do que os níveis da indústria de grande porte", comenta Arimateia. 

De janeiro a janeiro

Porém, no comparativo ao mesmo mês dos anos anteriores, esse é o janeiro com o nível mais baixo dos últimos oito anos. A última queda ocorreu em 2009, com uma perda de -1,25% de empregos, seguido pelos registros de 2014 e 2015, com um percentual de 0,70% de admissões em janeiro.

"Esses números podem ser algo muito pontual, mas é um indicativo positivo para esses segmentos, mostrando que eles conseguiram no mês de janeiro ter uma produtivade melhor com aproveitamento de mão de obra melhor. A gente olhando resultados dos últimos 12 meses, percebemos que esses setores tiveram resultados positivos, levando em conta o ano todo, acreditando em um ano favorável, mas ainda com atenção", conclui o gerente administrativo regional.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Marcus Alvarenga, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.