Por Meon Em RMVale

Taubaté abre maior número de vagas na indústria e sai na frente das demais cidades

Município criou 400 postos de trabalho em julho; na RMVale, São José tem pior desempenho

Indústria Foto: Filipe Araujo/Estadão

São José dos campos teve o pior desempenho com criação de apenas 50 vagas em julho

Arquivo/Filipe Araujo/Estadão

A regional do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) de Taubaté fechou o mês de Julho com melhor resultado e abriu 400 postos de trabalho. Na RMVale, São José dos Campos foi o município com pior desempenho, com criação de apenas 50 vagas no período.

A regional de Taubaté é composta por 28 municípios e obteve variação de 0,86% no mês. O indicador foi influenciado pelos produtos de borracha, material plástico, veículos automotores e autopeças, produtos de minerais não metálicos e produtos químicos.

Já no acumulado do ano, a cidade tem variação de 4,24% o que representa 2 mil postos de trabalho aproximadamente. Nos últimos 12 meses, o percentual é de 2,39% com 1.150 vagas de emprego. Este ano, o município finalizou o mês de julho melhor do que em 2017, quando o percentual era de 0,60%.

Em seguida aparece Jacareí, regional que abrange três municípios, que teve variação de 0,68%, o que significa alta de 100 postos de trabalho. No acumulado do ano, a cidade registra 0,19% com aumento de 20 vagas de emprego. Já nos últimos dois meses, o resultado é negativo com -6,29% - representando queda de 580 postos.

“A instabilidade política afeta demais o Vale do Paraíba e, consequentemente, Jacareí que está sentindo a falta de investimentos no setor. Apesar disso, temos um parque industrial diversificado o que nos permite gerar emprego em outras áreas”, afirma Ricardo de Souza, gerente regional do Ciesp em Jacareí.

No município, os produtos de minerais não metálicos, têxteis, produtos de borracha e de material plástico foram responsáveis pela variação no mês de julho.

Já em São José dos Campos, composta por oito cidades, o nível de emprego industrial apresentou a menor variação, de 0,12% com aumento de apenas 50 postos de trabalho. No ano, o acumulado é de 0,05% representando 20 vagas. Nos 12 meses, o percentual é de 0,14% o que indica aproximadamente 50 postos de trabalho.

Para Ricardo Souza, os próximos meses ainda são incertos e não há uma perspectiva boa para o setor. “Não podemos esperar muito para os próximos meses. Temos a eleição em breve, o que impede a movimentação econômica”, finaliza.  

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.