Por Meon Em RMVale

SOS Chuva lança vídeos que ensinam como agir em desastres naturais

Série aborda tempestades, inundações, deslizamentos, raios e queimadas

O projeto SOS Chuva, coordenado pelo Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), lançou oito vídeos com orientações sobre como agir em caso de desastres naturais. A série fala sobre tempestades, inundações, deslizamentos de terra, raios, vendavais, queimadas e neblinas.

As dicas são dadas pelo coordenador regional da Defesa Civil, Sidnei Furtado Fernandes, em uma linguagem simples e direta.

Os vídeos, um deles com resumo de todas as informações, estão disponíveis na página do projeto e, também, no aplicativo gratuito SOS Chuva, que fornece previsão imediata do tempo, com informações atualizadas sobre o clima em tempo real.

O aplicativo foi lançado em outubro do ano passado e permite obter informações sobre a incidência de chuva, granizo, rajadas de vento, entre outras ocorrências, com precisão de 1 quilômetro e antecedência de 30 minutos a 6 horas. O aplicativo pode ser baixado  gratuitamente.

De acordo com o Inpe, além de ajudar a reduzir o número de mortes causadas por deslizamentos de terra e inundações, os dados podem ser aplicados na agricultura para diminuir prejuízos provocados por eventos extremos.

Os vídeos e o aplicativo SOS Chuva são resultados de um projeto coordenado pelo Inpe para estudar os diferentes regimes de chuva do país, contando com uma série de instrumentos para medidas atmosféricas.

Veja todos os vídeos:

O que fazer em caso de Raios?

O que fazer em caso de Inundações e alagamentos?

O que fazer em caso de Deslizamentos?

O que fazer em caso de Vendavais e queda de árvores?

O que fazer em caso de Tempestades?

O que fazer em caso de queimadas?

O que fazer em caso de eventos extremos (resumo das dicas)

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.