Por Meon Em RMVale

Setembro Amarelo: um movimento, milhares de ações

O Portal Meon apoia a campanha do CVV para prevenção do suicídio

setembro_amarelo_abelha_cvv_divulgacao

O Setembro Amarelo (setembroamarelo.org.br) movimento criado e aberto a toda a população, nos convida à prevenção do suicídio e ano a ano tem aumentado a oferta de atividades, passeios, debates, rodas de conversa e palestras que proporcionam a aproximação com o tema.

Por todo o Brasil há pessoas aderindo ao movimento, que prevê a quebra de vários  tabus ligados à prevenção do suicídio, estimulando a reflexão sobre o assunto e propondo que todos nós, humanos, tenhamos atitudes simples e essenciais para a preservação e valorização da vida. Doar minutos de atenção para alguém, ouvir verdadeiramente, sem criticas e sem julgamentos, pode fazer toda a diferença para a conservação de uma vida.

Assim como as abelhas se dispõem a ajudar a continuar a vida de uma planta, de forma simples, mas sendo instrumento para dar origem a novas vidas, todos podem fazer o mesmo: ajudar a quem precisa doando nossa atenção, nosso ouvir, nosso tempo para conversar com alguém, sendo facilitadores de uma nova oportunidade de viver e sobreviver às dificuldade do dia a dia!

Na RMVale, instituições e órgãos públicos têm realizados palestras e debates sobre o tema. Na próxima segunda-feira (24), a Prefeitura de Ubatuba realiza uma série de palestras no Teatro Municipal, a partir das 18h30. A entrada é gratuita e aberta a toda a comunidade (clique aqui e saiba mais sobre o evento). Em Ilhabela, o suicídio será abordado em um seminário de saúde mental que será realizado dia 27 no auditório do Paço Municipal, no Perequê, também com entrada gratuita (leia aqui). 

Leia MaisSetembro Amarelo: Fábio de Melo relata drama pessoal em apoio à campanhaSetembro Amarelo: sem maquiagem, a youtuber Kéfera adere à campanhaSetembro Amarelo: telefone 188 do CVV é gratuito e atende 24 h por dia

Alerta

Dados divulgados pelo Ministério da Saúde, na última quinta-feira (20), reforçam importância da prevenção do suicídio. O Brasil registrou um aumento de 16,8% na taxa de mortalidade por suicídio entre 2007 e 2016. Os dados  do Ministério da Saúde mostram que, no ano mais recente da série, ocorreram 5,8 óbitos a cada 100 mil habitantes. Em 2007, a proporção era de 4,9. O crescimento está relacionado sobretudo ao aumento de casos entre homens. No período analisado, foi de 28%.

Ao todo, foram registrados, em 2016, 11.433 casos de pessoas que tiraram a própria vida no País. Isso equivale a 31 óbitos por dia. A estimativa, no entanto, é de que os números sejam ainda maiores. "Consideramos que cerca de 20% das mortes não têm a causa registrada", afirma a diretora de Vigilância de Doenças e Agravos Não Transmissíveis, Fátima Marinho.

Apoio

O Portal Meon apoia a campanha Setembro Amarelo e ao longo do mês publica textos e vídeos relacionados à iniciativa, que tem como objetivo sensibilizar a população, quebrar tabus e estimular o debate sobre a importância da prevenção ao suicídio.

Para saber mais sobre o assunto basta acessar www.cvv.org.br ou www.setembroamarelo.com.br.  Caso conheça alguém que esteja precisando de apoio indique o telefone 188 do CVV.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.