Através de um decreto, o governador do estado de São Paulo, Márcio França (PSB) determinou que as unidades da rede estadual de ensino não terão aulas nos períodos em que forem realizados jogos da seleção brasileira. Quando os jogos acontecerem pela manhã, o expediente começará a partir das 14h e, quando as partidas forem de tarde, o expediente se encerrará às 12h. Em São José dos Campos, nos jogos entre Brasil e Costa Rica na sexta-feira (22) e Brasil e Sérvia na quarta-feira (27), as unidades escolares municipais funcionarão durante o período da tarde com alunos do período da manhã e da tarde. O EJA (Educação de Jovens e Adultos) vai manter o horário normal de aulas.

Atividade Delegada
Durante os jogos da seleção brasileira na Copa do Mundo, além do efetivo da GCM (Guarda Civil Municipal), uma equipe de policiais irá dobrar os serviços de agentes públicos. Ao todo, 80 soldados serão colocados nas ruas.

A ideia é inibir manifestações que possam gerar perturbação do sossego, que são provocadas pelo excesso no consumo de bebidas alcoólicas ou pelo abuso de equipamentos sonoros. Outra determinação é garantir que não haja comércio ilegal nos locais de jogo.