Por Meon Em RMVale

Seminário debate novidades e normas do comércio exterior em São José

Técnicos do governo federal vão falar sobre regras que impactam rotina de exportadores e importadores

Renato Agostinho técnico do MDIC palestra seminario Apcex

Renato Agostinho, técnico do MDIC que fará palestra no 1º Secomex

Divulgação





















O Portal Único de Comércio Exterior, as normas e novidades do comércio internacional no Brasil e o regime drawback serão temas do 1º Secomex (Seminário de Comércio Exterior do Vale), que acontece em São José dos Campos, no dia 4 de dezembro. O evento tem como principal objetivo promover a capacitação dos profissionais que atuam com exportação e importação na região.

“Será um evento bem técnico. Vamos trazer informações, novidades e capacitação para empresas importadoras e exportadoras e para aquelas que visam entrar no mercado internacional”, disse Tiago Espíndola, presidente da Apcex (Associação para Promoção do Comércio Exterior), responsável pela organização do seminário.

Entre os palestrantes confirmados, estão técnicos do Departamento de Operações de Comércio Exterior do MDIC (Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços). “Eles estarão aqui trazendo as novidades do sistema para 2019, informações que vão afetar diretamente a rotina dos importadores e exportadores”, disse Tiago.

Segundo ele, outro assunto de extrema relevância para os profissionais do mercado internacional que será debatido no 1º Secomex é o drawback, regime especial aduaneiro que pode reduzir significativamente a carga tributária das empresas exportadoras.

“O drawback suspende ou isenta 100% dos impostos federais para material importado ou adquirido no mercado interno que seja destinado à exportação”, ressalta Tiago.

Ação Social
Outro destaque na programação é a participação de Alessandra Monteiro, do Departamento de Logística da Embraer, que vai falar sobre os regimes aduaneiros especiais e sua importância para as empresas importadoras e  exportadoras.

O 1º Secomex será realizado no auditório da Faap (Faculdade Armando Álvares Penteado), com apoio da Prefeitura de São José dos Campos e do Parque Tecnológico. As inscrições podem ser feitas no site da Apcex, até que as 180 vagas disponíveis estejam esgotadas.

A Apcex vai aproveitar o evento para arrecadar brinquedos para a ação social Natal+Feliz, para doação a crianças de famílias de baixa renda. No ato da inscrição no Secomex, os profissionais são convidados a doar um brinquedo no dia do evento.

SERVIÇO

O que: 1º Secomex
Quando: 4 de dezembro, das 7h45 às 13h
Onde: Faap de São José dos Campos
Endereço: Av. Jorge Zarur, 650 - Jardim Aquarius, São José dos Campos
Inscrição: www.apcex.com.br

PROGRAMAÇÃO

07h45 Recepção e Coffee
08h30 - Abertura e Agradecimento
08h45  - Estratégias de facilitação do Comércio Internacional e as novidades do portal único Siscomex para 2019. Renato Agostinho, Departamento de Operações de Comércio Exterior(DECEX /MDIC).
09h45  - “Drawback “ Como estratégia de competitividade para o exportador. Marcos Nakagomi, Departamento de Operações de Comércio Exterior(DECEX/MDIC)
10h45  - Coffee Break
11h15 -  Regimes aduaneiros Especiais e sua importância para a empresa importadora/exportadora. Alessandra Monteiro - Departamento de Logística - Embraer
12h  - Painel de Perguntas e Respostas
13h  - Agradecimentos e Encerramento

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.