Por Meon Em RMVale

SemeAres promove debate sobre preconceito em São José neste sábado

Encontro acontece no Teatro Univap, no centro, a partir das 13h

semeares2017

Participantes do SemeAres 2017; edição deste ano acontece neste sábado

Arquivo/Divulgação/ISemear

“Diversidade x Representatividade: admitir o preconceito e desconstruir a discriminação”. Com este tema, o SemeAres 2018 promove neste sábado (21), em São José dos Campos, um debate sobre o papel de cada um na construção de sociedade mais aberta ao diálogo, com maior representatividade de grupos que sofrem mais preconceito.

O SemeAres é uma iniciativa do Instituto Semear e acontece no Teatro Univap, no centro da cidade.

O evento reúne, no palco e na plateia, pessoas que buscam transformar o mundo. Inspirado no modelo TEDx, pessoas com vivências reconhecidas em suas áreas de atuação apresentam palestras curtas de 15 minutos, que instigam análises e reflexões sobre a realidade e paradigmas.

Para participar do SemeAres basta chegar ao evento com 20 minutos de antecedência e levar um quilo de alimento não perecível. As doações são destinadas à “Fraternidade Casas de Assis”, de São José.
Veja abaixos os participantes desta edição.


Ivanilde Kerexu Guarani Mbya
Mulher indígena, incansável defensora da causa indígenas e da liberdade de expressão das mulheres, já foi conselheira de saúde de Angra dos Reis-RJ, além de educadora na Escola Indígena Guarani em Parati-RJ. De 2009 a 2017, presidiu a Associação Indígena Guarani e, no início de 2018, mudou-se para Ubatuba-SP. Atualmente, desempenha atuante liderança indígena da aldeia Yakã Porã, participando também do fórum das comunidades tradicionais e de movimentos sociais que envolvem caiçaras, indígenas e quilombolas dos três municípios: Angra dos Reis, Paraty e Ubatuba.

Kelly Olímpio
24 anos, estudante oriunda de escola pública da periferia de São José dos Campos, é graduanda em Administração na Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), é jovem-semente de 2015 do Instituto Semear e participante do Programa de Empreendedorismo Social Sustentável 2.0 (PESS).
Atuou na AIESEC - Itajubá como gerente de Recursos Humanos e, atualmente, é membro do projeto Itajubá Invisível cujo objetivo é contar as histórias de pessoas em situação de rua.

Cia. Dançando sobre Rodas
Atração cultural
A Cia. Dançando sobre Rodas — criada em 2015, pelo coreógrafo e bailarino Mateus Vasconcellos e pela bailarina Gabriela Carvalho, portadora de paralisia cerebral — desenvolve sua técnica de contato e improvisação por meio da metodologia de Labam e Tanztheater.
Entre as participações da Cia. em apresentações, workshops e palestras, destacam-se: Virada Cultural Paulista 2017, Semana Inclusiva Senac 2017, Virada Inclusiva Sesc 2017, ProAC Primeiras Obras 2017, Festival Internacional de Taubaté 2016, 2017 e 2018, convite para o Festival Tudanzas 2017 e 2018, Congresso de Fisioterapia, Psicologia, Medicina 2016 a 2018. Seus principais espetáculos são: “Between” e “Kahlo quando não me veem”, ambos do coreógrafo Mateus Vasconcellos.

sonia_guimaraes_divulgacao

A professora do ITA Sonia Guimarães 

Divulgação


Sonia Guimarães
Primeira afro-brasileira a conquistar PhD em Física da Matéria Condensada, pela The University of Manchester Institute of Science and Technology - Inglaterra; Mestre em Física Aplicada pela USP - Instituto de Física e Química de São Carlos, Licenciada em Física, pela UFSCAR; professora adjunta II da Divisão de Ciências Fundamentais do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e do Departamento do Comando-Geral de Tecnologia Aeroespacial (DCTA). Atua voluntariamente como Conselheira Fundadora da ONG Afrobras, mantenedora da Universidade Zumbi dos Palmares, como colaboradora da Fundação Carlos Chagas no projeto Elas nas Exatas; participa do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES) e também é professora de inglês na ONG Integra São José dos Campos, além de atuar no Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (COMPIR) de SJC.

Murilo Magalhães
Jornalista, ativista LGBT, fundador e membro do coletivo Coexistir, membro eleito pela comunidade do Conselho Municipal de Juventude e morador de São José dos Campos, começou sua militância no movimento estudantil e em coletivos. Já trabalhou em projetos sociais de relevância nacional e internacional sobre direitos da criança e do adolescente e contra o trabalho infantil sendo um desses na Rede Latino Americana contra o Trabalho Infantil na Fundação Telefônica Espanha e da OIT.
Ana Maria Gonçalves
Ana Maria Gonçalves nasceu em Ibiá, MG, em 1970. Trabalhou com Publicidade até 2001, quando se mudou para a Ilha de Itaparica e escreveu “Ao lado e à margem do que sentes por mim” e “Um defeito de cor” (Editora Record), ganhador do Prêmio Casa de las Américas (Cuba, 2007). Já publicou em Portugal, Itália e nos EUA, onde ministrou cursos e palestras sobre relações raciais e fez residência em universidades como Tulane, Stanford e Middlebury. Mora em São Paulo, onde escreve também para teatro, cinema e televisão.

Viviane Duarte
Viviane Duarte, jornalista e fundadora da plataforma Plano Feminino, que atua nas áreas de brand content - educação e consultoria, conectando marcas e empresas ao público feminino de forma relevante, promovendo engajamento e desconstrução de estereótipos. Também é fundadora do Plano de Menina, projeto de protagonismo feminino com a missão de encorajar meninas de comunidades a ocuparem seus espaços e a realizarem seus planos. Atualmente, cria estratégias para marcas como: Heineken, Seda, Brilhante, Fiat, Natura, Marisa, Liberty Seguros, Samsung, entre outras. A jornalista é criadora dos cursos "Marcas e Propósito" da Aberje e "Marcas como agentes de transformação" da Cásper Libero.

Luiz Felipe Schiaveto
Inicialmente, membro do departamento financeiro-jurídico e diretor do Centro Educacional Santos Dumont — formado pelo CASDVest e Casdinho —, do qual, atualmente, é Diretor Presidente, acredita no potencial que pessoas boas e determinadas possuem para impactar e transformar o mundo, seja por meio de um discurso, trabalho ou empresa. Concomitantemente a esses três anos seguidos de atuação, é aluno da Graduação em Engenharia da Computação no Instituto Tecnológico de Aeronáutica, ganhador de seis medalhas nas Olimpíadas Científicas de Física.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.