Por Leonardo Gonzaga Em RMVale

Sem combustível, moradores buscam alternativas para lidar com greve

Gás natural e Uber são meios mais procurados por moradores da RMVale

cilindro_gnv

Gás natural é um dos meios mais efetivos na falta de gasolina

Arquivo

Por conta da falta de combustíveis nos postos de gasolina, devido à paralisação dos caminhoneiros na região, pessoas estão buscando outros métodos para contornar a greve nesta semana. Uma das alternativas é o GNV (Gás Natural Veicular), que é considerado um meio de abastecer os carros com custo-benefício maior do que o etanol e a gasolina comum.

Nos depósitos de gás natural da região, os agendamentos já estão lotados. Em Taubaté, no Alpha Gás Natural, a procura atinge 200% acima do normal. Segundo a empresa, mais de 50 pessoas já agendaram a busca por cilindros de GNV durante a próxima semana, com uma fila de atendimentos até a próxima sexta-feira (1º).

Leia MaisGoverno vai usar Forças Armadas para desobstruir estradasCiclista morre atropelado por ônibus na via Dutra em PindamonhangabaViaturas da PM escoltam chegada de combustível em postos de São José

“Estamos trabalhando com uma movimentação fora do comum. Está tudo lotado e até a próxima semana estamos com a agenda cheia”, explica o diretor da Alpha Gás Natural, Lino Chiapinotto.

Caçapava

Em Caçapava, a Convergás teve um aumento de até 100% nos atendimentos. De acordo com a empresa, com movimento normal, cerca de um e dois carros buscavam cilindros de gás natural na unidade. Com a paralisação, tem dias que até sete carros realizam o agendamento. Para o diretor técnico Cláudio de Paiva, o custo-benefício do produto fez as buscas aumentarem.

“Sem dúvida aumentou a procura. Com a alta nos valores dos combustíveis, os nossos atendimentos já estavam crescendo, porém, com a greve, aumentou mais ainda. Temos carros agendados para pegar a demanda até quinta-feira da próxima semana”, afirma.

Uber

Com as pessoas evitando usar automóveis para não esgotar o tanque de combustível, outra alternativa é o uso do aplicativo Uber. De acordo com o motorista Sérgio Neto, de Taubaté, o fluxo aumentou bastante com a paralisação dos caminhoneiros. "Tem poucos carros rodando, mas quem está trabalhando está ganhando bastante dinheiro. Só que a gasolina também acaba para nós e, quem está com o tanque cheio, está ganhando lucrando muito", explica.

Já o motorista Leonardo Bartto, também de Taubaté, salienta que precisou parar de realizar as corridas por conta da falta de gasolina. "Eu faço faculdade e, agora, só tenho condição de usar o carro para ir estudar. Eu trabalhei na última terça-feira (22) e o aplicativo estava com muita procura", conta.

Reabastecimento

Quatro caminhões de combustível chegaram em um posto no trecho inicial da estrada velha na avenida Bacabal, no Jardim Morumbi,  na manhã desta sexta-feira (25), escoltados por viaturas da Polícia Militar para reabastecer as bombas e voltar a atender motoristas que já faziam fila ao em torno do estabelecimento desde a noite de quinta-feira (24).

Até o momento, outros postos da região também estão sendo reabastecidos, porém, fechados apenas para abastecer carros de serviços públicos.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Leonardo Gonzaga, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.