Por Meon Em RMVale

São Sebastião treina evacuação de área de risco e atendimento a vítimas

Grupo simulou deslizamento de terra e soterramento de moradores

A Defesa Civil do Estado e a Prefeitura de São Sebastião realizaram um simulado de evacuação de áreas de risco, com a participação de representantes de órgãos estaduais e municipais e colaboração de voluntários da comunidade. A simulação, que aconteceu sábado (9), tinha como principal objetivo capacitar e treinar moradores em situação de emergência, além de integrar e articular as ações dos órgãos envolvidos no atendimento a este tipo de ocorrência.

Leia MaisCiclista morre e mulher fica gravemente ferida em acidente na estrada de Campos neste domingoPM prende homem com armamento pesado e dupla por tráfico no litoralObra fecha trecho da Via Dutra na região de Lorena nesta segunda-feira

Segundo a prefeitura, todos os órgãos de Segurança e Saúde do município, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e Hospital de Clínicas de São Sebastião participaram do simulado nos bairros Itatinga e Topolândia, com a colaboração de voluntários da comunidade --muitos com maquiagem imitando ferimentos e sangue pelo corpo.

O grupo ensaiou atendimento a vítimas de enchentes e deslizamento de terra no bairro do Itatinga. A Escola da Topolândia foi utilizada como base do Gabinete de Crise e Abrigo para moradores retirados da área de risco.  A prefeitura emitiu boletins em tempo real, com informações sobre as ações adotadas, estado das vítimas e orientações para a comunidade.

Houve a simulação do resgate de quatro pessoas soterradas, uma em estado grave foi removida pelo helicóptero Águia da Polícia Militar a UPA (Unidade de Pronto Atendimento), no centro da cidade.  Ao todo foi simulado o atendimento a 14 feridos, sendo 3 considerados gravíssimo (vermelhas), 4 considerados graves (amarela) e 7 vítimas moderadas (verde).

Os trabalhos também envolveram equipes do CCZ (Centro de Controle de Zoonoeses), que fizeram a remoção de três cães que estavam na área do deslizamento de terra. 

Equipes da Polícia Militar simularam ações de segurança para impedir saque nas casas dos desabrigados.  Técnicos do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) também participaram para simular avaliação do solo e risco de novos deslizamentos de terra.

Os trabalhos começaram por volta das 8h e seguiram até o início da tarde.  Participaram representantes da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, Prefeitura de São Sebastião, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Grupamento Aéreo, Polícia Ambiental, Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais), IG (Instituto Geológico), IPT, Guarda Municipal e Samu.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.