Por Meon Em RMVale

São José vai importar pistolas calibre .40 para os Guardas Civis Municipais

Previsão é que equipamentos sejam entregues no primeiro trimestre de 2020

guarda_civil_municipal_1

Atualmente, São José dos Campos conta com 336 guardas civis municipais

Divulgação/PMSJC

A Prefeitura de São José dos Campos vai comprar pistolas calibre .40 da Áustria para equipar os 336 guardas civis municipais. A previsão é que o equipamento seja entregue no primeiro trimestre de 2020. Especialista em segurança pública critica a medida.

De acordo com a prefeitura, a cidade é a primeira do país a receber autorização do Exército para a importação das pistolas. A administração defende que os equipamentos são eficazes e precisos, já que possuem maior tecnologia e melhor calibre do mundo.

No Brasil, a pistola já é utilizada pelas polícias Militar, Civil e Federal, além do Exército. Outra vantagem apontada pela prefeitura é a recarga rápida, melhor ergonomia e mais dispositivos de segurança.

Apesar da iniciativa, o especialista em segurança pública José Vicente da Silva Filho ressalta que as guardas têm papel importante de cooperação junto à polícia, mas o seu serviço não pode sobressair ao da Polícia Militar.

“As guardas não têm papel de polícia e quem diz isso é o próprio Tribunal de Justiça de São Paulo. Ela não pode abordar pessoas com esse cunho, esse papel é para a Polícia Civil e Militar. Não é necessário que as guardas tenham armas, no Rio de Janeiro, por exemplo, os guardas não utilizam armas. Além disso, colocar armas modernas não significa que vai melhorar a segurança”, avaliou.

Em São José dos Campos, as pistolas deverão substituir as armas que são utilizadas atualmente pela GCM, o que, segundo a prefeitura, vai melhorar ainda mais a eficiência do serviço.

Ainda de acordo com o especialista em segurança, é necessário que os agentes passem por treinamento. “As armas custam caro, é necessário que os guardas tenham um treinamento compatível com uma arma. Cada guarda necessitaria de treinamento mínimo de 200 tiros”, acrescentou.

Por nota, a Prefeitura de São José informou que os Guardas Municipais passam por treinamento constante, para fins de posse, porte e emprego de armas de fogo. Em relação ao valor dessa aquisição, a administração não comentou o possível valor. Disse que apenas que a prefeitura fará uma análise jurídica para o procedimento de compra, definindo as quantidades das pistolas que serão compradas.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.