Por Meon Em RMVale

São José tem alta de emprego em novembro, mas acumulado é negativo

Taubaté mantém tendência positiva e Jacareí registra taxa negativa, segundo Caged

Caged emprego trabalho.jpg

São José e Taubaté apresentaram saldo positivo de emprego em novembro

Divulgação/EBC

São José dos Campos teve um saldo positivo de 253 postos de trabalho, segundo os dados divulgados nesta quarta-feira (27) pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Ministério do Trabalho e Emprego. Foram 4.810 trabalhadores contratados e 4.557 demitidos ao longo do mês, uma variação positiva de 0,14%.

No entanto, as taxas permanecem negativas se observados os dados acumulados no ano e nos últimos 12 meses. Entre janeiro e novembro de 2017, São José perdeu 409 empregos (-0,23%); já o acumulado desde novembro de 2016 aponta uma redução de 2.820 postos de trabalho (-1,55%).

Apesar do cenário geral ainda apresentar resultados negativos, o governo Felicio Ramuth comemorou os números apresentados pelo Caged. Em seu portal, a administração diz que os resultados positivos no nível do emprego em novembro são reflexos de ações concretas da prefeitura e do esforço das empresas no município.

Região

Já Taubaté, apesar de apresentar variação positiva insignificante em novembro, conseguiu acumular um saldo positivo de 0,61% no ano.

De acordo com o Caged, em Taubaté foram contratados 2.018 trabalhadores com carteira assinada contra 1.981 desligados, o que representa um saldo de 37 novos postos de trabalho (0,05%).  

Entre janeiro e novembro, o saldo é de 440 novos postos de trabalho no município. O acumulado nos últimos 12 meses, porém, permanece negativo, -0,27% (corte de 196 empregos).

O município de Jacareí continuou perdendo emprego em novembro. Segundo o Caged, foram contratados 961 trabalhadores e demitidos 1.205 ao longo do mês, um saldo negativo de 244 postos de trabalho. O resultado negativo também é registrado no acumulado do ano (menos 393 postos, -0,90%) e nos últimos 12 meses (842 empregos cortados).

Leia MaisHomem morre após colisão frontal na rodovia Oswaldo Cruz, nesta quartaQualifica São José abre inscrições para curso gratuito de capacitaçãoEm enquete do Meon, maioria avalia primeiro ano de Felicio como péssimo 

Brasil

No Brasil, o saldo de empregos formais em novembro ficou negativo, com redução de 12.292 vagas. Em relação a outubro, houve redução de 0,03%, segundo o Caged. Os dados já consideram as novas formas de contratação estabelecidas na reforma trabalhista.

Segundo o ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, em novembro há uma tendência de saldo negativo do emprego. Ele argumentou, entretanto, que esse resultado não indica interrupção no processo de retomada do crescimento econômico, com criação de postos de trabalho.

O resultado de novembro considera 1.111.798 de admissões contra 1.124.090 de desligamentos. No acumulado do ano, o saldo é de 299.635 empregos, com expansão de 0,78% em relação a dezembro de 2016.

No acumulado dos últimos 12 meses, o saldo é negativo, com redução de 178.528 postos de trabalho, uma retração de 0,46%.

Caged

O Caged foi criado pelo Ministério do Trabalho como registro permanente de admissões e dispensa de empregados. É utilizado pelo Programa de Seguro-Desemprego, para conferir os dados referentes aos vínculos trabalhistas, além de outros programas sociais.

Este cadastro serve, ainda, como base para a elaboração de estudos, pesquisas, projetos e programas ligados ao mercado de trabalho, ao mesmo tempo em que subsidia a tomada de decisões para ações governamentais.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.