Por Marcus Alvarenga Em RMVale

São José inicia 2018 com déficit no nível de empregos na indústria

Região de São José tem o melhor janeiro dos últimos dois anos, diz Fiesp

20140626_tecelagem_textil_industria_cooperativa_cobertores_flavio_pereira_12

Indústria Têxtil afetou diretamente na queda da taxa de empregos

Arquivo/Meon

Depois de dois meses em alta, o nível de emprego na indústria em São José dos Campos teve uma queda de -0,02%, aproximadamente 10 postos de trabalho, um resultado praticamente estável para o mês de janeiro de 2018 ante dezembro de 2017.

Entretanto, é visto como o melhor começo de ano em relação aos dois anos anteriores, segundo dados da Pesquida de Nível de Emprego divulgados nesta segunda-feira (19) pela Fiesp/Ciesp (Federação e Centro das Indústrias do Estado de São Paulo).

A pequena queda na região de São José, que é composta por oito cidades, foi influenciada por variações negativas dos setores de Produtos Têxteis, com perda de -1,73%; de Outros Equipamentos de Transporte, com -0,76%; e de Celulose, Papel e Produtos de Papel, com -0,64%.

Apesar da queda de 0,02% em janeiro de 2018, dado revela melhor início de ano desde 2016

Mas para que o número não fosse ainda menor, o aumento na contratação em alguns setores foi essencial. Os que tiveram o maior impacto foram os setores de Produtos Alimentícios, com +2,19%; de Máquinas e Equipamentos, +1,04%; e Produtos de Minerais Não-Metálicos; com +0,61%.

A pesquisa da Federação na região de São José analisa as empresas com sede nas cidades de Caçapava, Caraguatatuba, Ilhabela, Jambeiro, Monteiro Lobato, Paraibuna, São José dos Campos e São Sebastião.

Recuperação da crise

Pelo terceiro ano consecutivo, São José aponta uma queda no nível de emprego em janeiro, mas ao ser comparado com o mesmo mês nos dois anos anteriores é possível identificar uma melhora no quadro da indústria regional.

Enquanto o ano de 2018 começou com -0,02%, 2017 registrou em janeiro uma queda de -0,11 e 2016 teve a redução de -0,37 nas novas contratações em São José.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Marcus Alvarenga, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.