O startup Yellow opera na capital paulista com sistema sem estações, o cliente pode deixar a bicicleta em qualquer local
Divulgação
A Prefeitura de São José dos Campos deve lançar ainda este mês um serviço de compartilhamento de bicicletas e patinetes em ruas da cidade. O sistema deverá funcionar perto dos pontos de ônibus com maior movimento e locais próximos à rede cicloviária.
Na última sexta-feira, a prefeitura publicou decreto que regulamenta e define as regras para execução do serviço e credenciamento das empresas que pretendem operar o compartilhamento de bicicletas e patinete em São José.
Procurada pelo Meon, a Secretaria de Mobilidade Urbana, por meio de sua assessoria de imprensa, informou que o programa será lançado no próximo sábado (22), mas não quis falar sobre o assunto.
De acordo com decreto, as empresas poderão disponibilizar as bicicletas e patinetes para uso público, através de aluguel por prazo determinado, com ou sem estações (bases fixas para retirada e entrega dos veículos).
Em São Paulo, pelo menos quatro empresas oferecem locação de bicicletas nos dois sistemas, com e sem estação. Os usuários do serviço utilizam aplicativos instalados em celular para localizar as bicicletas e pagar pelo trajeto percorrido.
Aplicativo
Em São José, de acordo com o decreto, as empresas terão que cadastrar os usuários e gerir a utilização das bicicletas e dos patinetes mediante adoção de plataforma tecnológica e incentivar os deslocamentos de curtas distância e duração.
Também são requisitos mínimos para a prestação do serviço a utilização de mapas digitais para localização das bicicletas, dos patinetes e demais equipamentos; avaliação da qualidade do serviço pelos usuários; disponibilização eletrônica ao usuário de canais de suporte e atendimento e emissão de recibo eletrônico.
Custo
Ainda de acordo com o decreto, para operar o sistema, as empresas terão que pagar à prefeitura mensalmente o correspondente a 5% do valor total das viagens. Para fazer o credenciamento a empresa deverá pagar R$ 5.000. Os valores arrecadados pelo município serão repassados ao Fundo Municipal de Transportes.
O edital da prefeitura também prevê liberdade liberdade tarifária, isto é, as empresas poderão estabelecer os valores da locação, mas poderão ser reprimidas no caso de práticas desleais e abusivas.
As bicicletas e os patinetes do sistema deverão ter identidade própria, como adesivos ou pinturas visíveis que facilitem a identificação, inclusive explorar publicidade no corpo das bicicletas e dos patinetes e na plataforma tecnológica disponibilizada aos usuários. Os veículos poderão ficar estacionadas em paraciclos, bicicletários, estações e vagas dedicadas, exclusivos ou não, localizados em vias e logradouros públicos, de acordo com regras a serem definidas pela Secretaria de Mobilidade Urbana.
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