Prefeitura não definiu data para normalização dos radares em São José
Arquivo/Meon
São José dos Campos está desde o dia 6 de julho com os radares de fiscalização eletrônica de veículos inativos em toda a cidade. O contrato com a empresa que prestava o serviço que operava os equipamentos venceu no início do mês, não foi renovado e não há previsão para normalização.
A Secretaria de Mobilidade Urbana confirmou o vencimento do contrato e que o novo edital de abertura do processo licitatório está previsto para ser divulgado ainda em julho. A contratação deve garantir a operação de diferentes equipamentos fiscalizadores.
“O processo licitatório para novo contrato se encontra em andamento no DRM (Departamento de Recursos Materiais) para demais providências e deve ser publicado na próxima semana. O edital contempla o total de 178 pontos de fiscalização, por meio de lombadas eletrônicas, radares fixos, radares estático/portáteis, avanço de sinal vermelho e Portais de Monitoramento de ocorrências”, diz a prefeitura em nota.
A nova empresa deve ainda atender os mesmos requisitos que a anterior, que é a “prestação de serviços de fornecimento, instalação, operação e manutenção de sistemas de fiscalização eletrônica de veículos, composto de equipamentos eletrônicos de monitoramento, medição de velocidade e captura de imagens, através de registradores eletrônicos, instalados nas vias do município de São José dos Campos, permitindo a identificação e detecção automática das infrações cometidas”.
Período sem radares
A prefeitura não apresentou uma previsão para que os radares voltem a funcionar, enquanto isso os funcionários do CCO (Centro de Controle Operacional) e do trânsito, que atuam em um serviço complementar vão estar à frente da identificação e monitoramento de infrações de trânsito nas ruas de São José.
“Neste período o Centro de Controle Operacional está utilizando câmeras de monitoramento do COI para executar a fiscalização eletrônica. Agentes de Trânsito estão intensificando a fiscalização nos pontos de maior demanda”, afirma.
Novo equipamento
Enquanto a situação dos radares ainda está sem data para solução, a prefeitura declara que em agosto acontece o lançamento do veículo “Guardião”, um novo protótipo fiscalizador.
“O Guardião terá a função de detectar veículos em situação irregular nas vias públicas, como situações de documentação vencida, queixa de furto/roubo e infrações de trânsito usando tecnologia inédita no Brasil. Ele também fará o controle eletrônico no sistema de Zona Azul. Sua implantação se dará através da Lei de Inovação, sem custo para o município”, descreve em nota a prefeitura.
Empresa
A Fotosensores Tecnologia Eletrônica, antiga empresa responsável pela prestação de serviços de fiscalização eletrônica de veículos, foi procurada pela reportagem para comentar o fim do contrato, mas não retornou ao contato até a publicação desta matéria.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.