Por Meon Em RMVale

São José confirma 1º caso de sarampo em 20 anos e investiga outros cinco

Prefeitura realiza ação de bloqueio com reforço da vacinação contra a doença

sarampo_vacina_foto_marcelo_camargo_agencia_brasil

Cidade ainda tem outros cinco casos suspeitos

Divulgação/Marcelo Camargo/Agência Brasil

Um bebê de 11 meses foi diagnosticado com sarampo em São José dos Campos, segundo comunicou a Prefeitura nesta quarta-feira (10). Este é o primeiro caso da doença no município em 20 anos; outros cinco casos suspeitos são investigados. 

A criança mora no Jardim Santa Inês, na região leste, e começou a apresentar os primeiros sintomas no último dia 14 de junho. O menino foi atendido em um hospital particular, mas não chegou a ser internado e seu estado de saúde evoluiu de forma satisfatória, sem gravidade.

A Vigilância Epidemiológica começou a investigar o caso assim que foi notificada pela unidade hospitalar.  De acordo com a Prefeitura, os avós do bebê e vizinhos da casa onde ele mora foram vacinados.  Os outros cinco casos suspeitos são de moradores do Galo Branco (3), São Dimas (1) e Palmeiras de São José (1).

Vacinação

Por conta da confirmação do diagnóstico e dos casos que estão em investigação, a Prefeitura intensifica a vacinação contra o sarampo na cidade. Segundo a gestão municipal, os avós da criança moram no Eugênio de Melo e, assim como eles, moradores do bairro e também do Jardim Santa Inês receberam a dose. Até esta quarta-feira, 260 pessoas foram imunizadas. 

O sarampo é uma doença viral aguda, que apresenta como sintomas febre, tosse, coriza, conjuntivite e manchas avermelhadas na pele. Pode evoluir com complicações entre crianças menores de cinco anos, em adultos maiores de 20 anos, em pessoas com imunodepressão ou em condições de vulnerabilidade e gestantes.

Devem receber o reforço vacinal as pessoas com os seguintes perfis:

  • Bloqueio vacinal indiscriminado de parentes e vizinhos dos casos confirmados e suspeitos. Neste caso, mesmo quem já recebeu duas doses deve ser vacinado

  • Jovens de 15 meses a 29 anos sem o registro de duas doses, precisa tomar a vacina

  • Profissionais de saúde devem tomar duas doses

  • Acima de 29 anos sem registro na carteira deve tomar uma dose

  • Para quem tem registro de duas doses na carteira, sem contato com casos suspeitos ou confirmados, não precisa tomar a vacina

  • Nascidos antes de 1960 não precisa tomar a vacina

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.