Patinetes chegam à velocidade de 20 km/h e poderão ser usadas em ciclovias, ciclofaixas e calçadas
Reprodução
A partir desta quinta-feira (28), o serviço de compartilhamento de patinetes elétricas em São José dos Campos ganha reforço da empresa Grin, que vai operar no centro e região oeste da cidade. O uso também será por meio de aplicativo da Grin.
O custo é de R$ 3 para o desbloqueio e o primeiro minuto de uso, mais R$ 0,50 por minuto adicional. Os dez primeiros minutos do primeiro passeio são gratuitos.
O horário de funcionamento é das 6h às 22h. As patinetes vão poder transitar em ciclovias e ciclofaixas (até o limite de 20 km/h) e, se necessário, nas calçadas (neste caso, o limite é de 6 km/h), respeitando sempre a prioridade total aos pedestres.
"Nossa área de atuação terá quase 6 km² no bairro Jardim Aquarius e centro”, disse Marcelo Loureiro, cofundador e presidente da Grow no Brasil, por meio de nota enviada pela assessoria de imprensa.
Grin vai operar em uma área de 6 km² em S. José
Reprodução
O app da Grin informa a localização das Estações Grin, pontos da cidade nos quais é possível encontrar e estacionar as patinetes. A devolução dos veículos nas estações é muito importante para viabilizar a prestação do serviço e manter a cidade organizada. Além disso, as patinetes Grin são monitoradas em tempo real e recolhidas todas as noites pela empresa, que conta com uma equipe local para realizar o processo de coleta, recarga e recolocação diária nas estações.
O número de estações não foi informado pela assessoria de imprenda da Grin. “Queremos que o serviço beneficie tanto usuários como não usuários, contribuindo para redução de carros nas ruas, da poluição e do ruído”, afirmou Loureiro na nota.
De acordo com a empres, o serviço é restrito para maiores de 18 anos e para uso de uma pessoa por patinete por vez.
O credenciamento da Grin, startup de micromobilidade urbana que faz parte do grupo latinoamericano Grow Mobility, para operar o serviço em São José foi publicado no Boletim Municipal da última terça-feira (26).
Esta é a segunda empresa de compartilhamento de patinetes a operar em São José dos Campos, desde janeiro a Yellow oferece o serviço na cidade. A cidade também possui duas empresas de compartilhamento de bicicletas --a Yellow e a Samba.
Procurada pelo Meon desde terça-feira, a Prefeitura de São José dos Campos ainda não se manifestou sobre a ampliação do serviço.
Segurança
É recomendado que os clientes façam uso de capacete e que mantenham sempre as duas mãos no guidão e os dois pés dentro da patinete. Além disso, os usuários são orientados a sempre circularem em ciclofaixas e ciclovias, até o limite de 20 km/h e, se necessário, em calçadas, observando o limite de 6 km/h. Em qualquer situação, o respeito aos pedestres deve ser sempre priorizado. Em eventuais acidentes durante o passeio, os usuários da Grin contam com cobertura do seguro de acidentes pessoais da seguradora HDI.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.