combate_ao_trabalho_infantil_tera_destaque_no_santuario_nacional_874775

Crianças participam de conscientização na Basílica durante Novena em 2017

Arquivo/Meon























O Dia Mundial contra o Trabalho Infantil, comemorado anualmente no dia 12 de junho, será lembrado no Santuário Nacional nesta terça-feira (12), durante a Missa das 18h, realizada na Basílica Velha.

Representantes do Ministério Público do Trabalho e da Justiça do Trabalho estarão presentes e, ao término da celebração, farão a leitura de uma Carta Compromisso pela Eliminação do Trabalho Infantil. A conscientização sobre o tema faz parte de uma campanha nacional que busca sensibilizar a sociedade sobre os malefícios para a formação de crianças que trabalham.

Esta é a primeira vez que a data é recordada nas atividades do Santuário Nacional, entretanto outras atividades, com o mesmo fim de conscientização, já são realizadas na Basílica de Nossa Senhora Aparecida há alguns anos.

Números que impressionam
Segundo dados da Organização Internacional do Trabalho, mostram um panorama mundial em que 168 milhões de crianças e adolescentes, entre 5 e 17 anos, estão em situação de trabalho infantil, cerca de 11% da totalidade da população infantil e mais da metade (85 milhões) está envolvida com trabalhos perigosos. No Brasil, cerca de 2,7 milhões de crianças e adolescentes nesta faixa etária encontra-se em situação de trabalho irregular, exercendo atividades proibidas pela lei.