Hospital Santa Casa de São José dos Campos
Arquivo/Meon
A Santa Casa de São José dos Campos comemora nesta segunda-feira (11) a 1000ª cirurgia bariátrica realizada pelo hospital. Os procedimentos tiveram início em 2010 e são feitos em pacientes atendidos pelo SUS (Sistema Único de Saúde).
De acordo com a entidade, 229 pessoas fizeram a operação de redução do estômago em 2017. Em 2014, este número era de 88 mil.
Os pacientes atendidos chegam à instituição pelo Cross (Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde), órgão responsável pela organização de agendamento de procedimentos e apoio logístico em casos de urgência.
Após a realização da cirurgia, o operado é acompanhado por uma equipe multidisciplinar por 18 meses, depois é encaminhado para a avaliação da cirurgia plástica.
“Os pacientes operados continuam recebendo suporte psicológico, nutricional e médico uma vez que o tratamento cirúrgico é apenas parte do tratamento integral da obesidade, que é prioritariamente baseado na promoção da saúde e no cuidado clínico longitudinal”, afirma Layla Coutinho, nutricionista e coordenadora do programa de bariátrica da Santa Casa de São José dos Campos.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.