Por Meon Em RMVale

S. Sebastião faz simulação de acidente natural e evacuação de área de risco; veja fotos

Cidade sediou maior simulado já realizado no Litoral Norte com a tripla função: treinamento de equipe, orientação da população e conscientização sobre


A Prefeitura de São Sebastião, em parceria com a Casa Militar do Governo do Estado de São Paulo, realizou no último sábado (09/02) a maior simulação de acidente natural e evacuação de área de risco já ocorrida no Litoral Norte Paulista. A operação reuniu profissionais das áreas da Secretaria Municipal de Segurança (Segur), Guarda Civil Municipal (GCM), da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e SAMU, Escoteiros, Fundo Social de Solidariedade, Secretaria de Desenvolvimento Social, Secretaria Municipal de Saúde e o Centro de Controle de Zoonoses. A concretização deste treinamento faz parte das atividades da 1ª Semana Sebastianense de Prevenção a Desastres.

“Esse é o maior simulado da história de São Sebastião, permitindo que nossas equipes realizem treinamento, com todos trabalhando em conjunto, tanto da defesa civil do estado quanto do município. Através desta operação nós iniciamos os planos de contingência e teve também como objetivo despertar a conscientização da população sobre o trabalho extremamente sério, através de equipes treinadas, cujos funcionários estão na última linha de salvamento de pessoas vítimas em tragédias em áreas de risco. São ações importantes que começam a partir do anúncio de chuvas fortes”.

Leia MaisDefesa Civil alerta para chuvas em toda RMVale até esta sexta-feiraÁrvore cai na Rio-Santos e boqueia rodovia na manhã desta terça em S. SebastiãoTerça inicia com probabilidade de 90% de chuva na RMVale

Estavam presentes o Secretário de Estado Chefe da Casa Militar, Coronel Walter Nyakas Júnior, Mara Abreu, Coordenadora do Samu Litoral Norte, Capitão Eduardo Gonsales, Comandante da Primeira Companhia da Polícia Militar de São Sebastião, Major Henguel Ricardo Pereira, Subsecretário de Defesa Civil do Estado, Michelli Veneziani Augusto, Presidente do Fundo Social de Solidariedade, Capitão Newton Krüger, Comandante do Corpo de Bombeiros do Litoral Norte, Ricardo dos Santos, Coordenador da Defesa Civil, Deputado Estadual Antonio Carlos Júnior, entre outros.

O Capitão Krüger, que realizou a comunicação durante a operação, narrando minuciosamente todas as fases que compõem as ações, explicou que “a simulação é importante tanto pelo treinamento, necessário e que ocorre com frequência, mas também para alertar a população quanto à forma de agir desde o alerta até o comportamento em abrigos”.

A sincronização nos trabalhos, completou o Capitão Krüger, “só é possível através de treinamento e todo o contingente disponibilizado no Litoral Norte deve estar preparado também para se locomover entre as cidades, imediatamente quando se faz necessário”.

Os procedimentos, que são rígidos e devem ser cumpridos com rigor, transmitiram segurança à população que se emocionou ao ouvir sons que comumente são relacionados às tragédias, numa linda manhã de sol, cientes de que não havia tragédia alguma, mas trabalho de diversos órgãos empenhados em salvar vidas.

A diretora executiva do Grupo Meon de Comunicação, Regina Laranjeira Baumann, que acompanhou todos os atos da simulação, explicou que “a seriedade do trabalho realizado em equipe, onde cada qual tem precisamente sua função e deve contar com que os outros órgãos também cumpram com a mesma seriedade, reflete atos de competência do Estado que devem ser observados e admirados pelo cidadão”.

Numa equipe que reuniu mais de 400 pessoas, 85 viaturas e o famoso “Águia”, helicóptero da Polícia Militar, foi grande a disponibilidade dos profissionais e pessoas da comunidade, cada qual executando a tarefa que lhe competia, desde o ingresso na mata, à preparação das macas coloridas para atendimento dos feridos – eram 7 e, em havendo múltiplas vítimas, são utilizadas as cores verde (paciente consciente) amarela (quando em estado que impõe grau mais elevado de atenção) e vermelho (para pacientes graves).

Os atores foram maquiados com primor para transmitir as possíveis lesões, e recebiam os primeiros atendimentos, eram colocados em macas, transportados pelo Samu e, após, retornando ao espaço destinado ao abrigo, passaram por triagem antes de serem encaminhados ao Serviço Social. Depois, foram remanejadas para dormitórios separados em feminino e masculino; alimentados e orientados sobre regras de conduta social que devem ser cumpridas. Bens e objetos de valor foram guardados e acautelados em local e específico e animais domésticos remanejados para abrigo de animais.

O resultado da ação foi considerada um sucesso e o prefeito Felipe Augusto agradeceu “à Casa Militar do Estado, ao governador João Dória, e todas as equipes, secretarias e agentes que contribuíram para a operação que foi treinamento, reconhecimento de solo, de protocolo de atendimento, com todos unidos e integrados”.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.