pentavalente

Legenda da foto

Divulgação/Ministério da Saúde

Os municípios da RMVale receberão 27,7 mil doses da vacina pentavalente até a próxima semana. O Ministério da Saúde iniciou nesta quinta-feira (9) a distribuição de 1,7 milhão da dose para todos os estados. A vacina protege crianças contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e a bactéria haemophilus influenzae tipo b, responsável por infecções no nariz e garganta.

Apesar da distribuição, moradores da região que procurarem pela vacina em postos de saúde podem não encontrar o imunizante porque a oferta da dose estava em falta entre junho e dezembro do ano passado, o que atrasou na distribuição para os estados. De acordo com o Ministério da Saúde, a falha aconteceu em razão de problemas com o fornecedor e a expectativa é que a distribuição seja normalizada até março.

O esquema vacinal prevê três doses da vacina, que é destinada a crianças aos 2, 4 e 6 meses. A orientação da pasta é que os municípios regularizem a caderneta de vacinação das crianças assim que os estoques estiverem regularizados.

A Secretaria de Estado de Saúde informa que segue em contato com o governo federal visando o reabastecimento integral da vacina e assim que ocorrer novas entregas haverá redistribuição em todos os municípios paulistas.