Por Meon Em RMVale

Região tem esquema especial para o Dia D da vacinação neste sábado

Com baixa cobertura, São José e Taubaté ampliam campanha contra febre amarela

vacinac_a_o_ubs_bosque_eucaliptos_03_claudio_vieira

Cidades  da região monstam estratégias para o Dia D contra a febre amarela

Divulgação

O último dia oficial da campanha de vacinação fracionada contra a febre amarela, neste sábado (17), terá 40 unidades básicas de saúde abertas e mais dois postos extras localizados nas regiões sul e norte de São José dos Campos.

Segundo a prefeitura, além das 40 UBSs, que estarão abertas das 8h às 17h, haverá dois postos de vacinação no Supermercado Shibata, no Jardim Oriente (região sul), e no Mercadinho Alto da Ponte (região norte), que funcionarão das 8h30 às 16h30. Para se vacinar, é necessário apresentar documento com foto, carteira de vacinação e cartão SUS (se possível).

Até o momento, em São José dos Campos, já foram vacinadas 238.986 pessoas. Esse número corresponde a 46,95% das 509 mil doses recebidas pela Prefeitura. Nesta sexta (16), penúltimo dia da campanha, foram vacinadas mais 8.366 pessoas – 7.942 receberam a dose fracionada e 424 a dose padrão.

Ampliação da campanha

Oficialmente, a campanha termina neste sábado. No entanto, a vacinação entrará na rotina das unidades básicas de saúde do município a partir de segunda-feira (19). Além das doses específicas para a campanha, a Prefeitura recebe remessas regulares do governo do Estado para reposição do estoque.

A prefeitura também está definindo novas estratégias de vacinação, que serão colocadas em prática a partir da semana que vem. Nesta sexta-feira (16) as Secretarias de Saúde e Educação estabeleceram uma estratégia de ação nas escolas, que envolverá professores, alunos e pais.

Inicialmente a campanha envolverá seis escolas municipais de ensino fundamental da região norte: Ana Berling Macedo (Alto da Ponte), Dosulina Andrade (Altos de Santana), Mariana Cornélio (Telespark), Mercedes Rachid (São Francisco Xavier), Vera Babo de Oliveira (Altos de Santana) e Vera Lúcia Carnevalli Barreto (Santana).

Os alunos receberão dos professores um termo de consentimento para entregar aos pais, autorizando a vacinação contra a febre amarela. Os que já tiverem sido vacinados serão orientados a apresentar a carteira de vacinação. O convite para a vacinação será estendido a todos os membros da família. Com o retorno do documento assinado, a escola irá agendar dia e horário para vacinação dentro da própria unidade escolar.

A estratégia inicialmente começará pelas escolas da região norte devido à proximidade com o corredor ecológico, mas ela será estendida para toda a cidade, inclusive para as escolas estaduais. Na semana que vem serão agendados outros encontros com representantes das escolas.

Jacareí
As unidades de saúde de Jacareí e a antiga UPA Infantil (Av. Senador Joaquim Miguel, 75, centro) também estarão funcionando para o ‘Dia D’ da campanha de vacinação contra a febre amarela na cidade, neste sábado. A vacina será oferecida das 8h às 16h.

Segundo a prefeitura, no município, 106 mil pessoas foram vacinadas desde o dia 13 de dezembro de 2017, quando a Diretoria de Vigilância à Saúde iniciou as ações de prevenção à febre amarela nas zonas rurais da cidade. Durante a campanha, que teve início no dia 25 de janeiro, foram imunizadas 50.505 pessoas.

No total, a Secretaria de Saúde vacinou 55% da meta de 190 mil pessoas imunizadas. Nas últimas semanas, a procura pela vacina diminui exponencialmente, chegando a, aproximadamente, 66% de queda na procura, segundo a prefeitura.

Atualmente, há seis casos suspeitos de febre amarela notificados pela Diretoria de Vigilância à Saúde de Jacareí. Duas pessoas ainda internadas e quatro óbitos que ainda estão sendo investigados. Apenas um deles reside no município.

Para se imunizar é preciso levar um documento com foto, Cartão SUS e a carteira de vacinação (se ainda tiver).
Não serão vacinadas crianças menores de nove meses; pessoas que tenham reação alérgica a ovo de galinha e seus derivados; ou pessoas que estejam com a imunidade fragilizada. De qualquer forma, é recomendado que todos se dirijam às unidades para verificarem a viabilidade da vacina.

Taubaté
A Secretaria de Saúde de Taubaté montou uma programação ampliada para reforçar a campanha de vacinação contra a febre amarela até o próximo domingo (18). O objetivo é ampliar a cobertura da imunização, que até esta quinta-feira atingiu 29,98% --a meta é 95%. 

De acordo com a Vigilância Epidemiológica do município, foram vacinadas até agora 73.053 pessoas das 252 mil que deveriam ser imunizadas durante a campanha na cidade.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.