Por Meon Em RMVale

Rebelião chega a 6 horas com 1 ferido no CDP de Taubaté; ouça relato de refém liberada no final da tarde

13 pessoas continuam em poder dos detentos, que se rebelaram às 15h desta quarta-feira

rebeliao_tropa_de_choque

Tropa de Choque em frente ao CDP de Taubaté, que está sob domínio dos detentos desde as 15h

Colaboração/ O que podemos fazer para melhorar Taubaté

Ao menos um agente penitenciário foi ferido na rebelião que já dura mais de seis horas no CDP (Centro de Detenção Provisória) de Taubaté. Os detentos se rebelaram por volta das 15h desta quarta-feira (8), fizeram 14 reféns e destruíram diversas celas do presídio. 

Uma das reféns, a dona de casa Benedita da Silva Ferraz, ligada à Assembleia de Deus, foi liberada por volta das 18h.  Continuam rendidos dentro do CDP, dois agentes penitenciários e membros das igrejas Deus É Amor (3 pessoas), Cristo é Luz é Vida (2), Capelania de Taubaté (2) e Assembleia de Deus (4). Um dos reféns tem cerca de 80 anos. 

Segundo Benedita, os religiosos estão sendo tratados com cuidado pelos detentos, porém o mesmo não estaria acontecendo com os agentes. "Cataram um funcionário e depois o outro, detonaram. Tem uma pessoa muito machucada", disse a dona de casa.  O marido dela continuava entre os reféns até as 21h.

Ela disse que, apesar de não ter sido agredida, viveu momentos de pânico dentro do presídio e que a rebelião foi iniciada em uma ação muito rápida. A dona de casa disse ainda que o presídio está às escuras e que os detentos queimaram colchões e quebraram celas. Pedaços de grades e madeira  viraram armas nas mãos dos presos.

Ouça abaixo entrevista concedida por Benedita logo após sair do presídio.

A juiza Sueli Zeraik,  corregedora dos presídios da região, chegou ao CDP por volta das 16h para negociar com os presos a liberação dos reféns e fim da rebelião, mas sem sucesso até as 21h. A Tropa de Choque está posicionada em frente ao presídio. 

A SAP (Secretaria de Administração Penitenciária) não informou quais são as reivindicações dos detentos e não comentou como o Estado pretende retomar o controle do CDP, que fica no bairro Gurilândia.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.