Por Meon Em RMVale

Raia gigante é flagrada em Ihabela pelo Projeto Baleia à Vista; veja vídeo

Uma das maiores espécies de raia do mundo foi vista neste sábado no Litoral Norte

Raia Manta from Julio Cardoso on Vimeo.



A equipe do Projeto Baleia à Vista encontrou uma Raia Manta (Mobula birostris) entre a Enseada das Anchovas e Ponta do Boi, Ilhabela, na tarde deste sábado (20). Também conhecida como Jamanta ou Manta Gigante, é considerada a maior espécie de raia do mundo.

“Infelizmente não foi possível confirmar a identidade desta Raia Manta pra saber se é uma já registrada no catálogo do Projeto Mantas do Brasil (que tem mais de 200) ou é uma nova”, ressaltou Julio Cardoso, responsável Projeto Baleia à Vista.

Leia Mais18ª Festa do Mineiro de São José acontece no próximo final de semanaMega-Sena acumula; próximo sorteio terá prêmio de R$ 90 mi na quartaJogos Regionais acontecerão pela segunda vez consecutiva em São Sebastião e Ilhabela

As arraias são identificadas por meio das manchas e pintas que existem sem seu ventre, que são únicas, como as impressões digitais em seres humanos, servindo para diferenciá-los.

Segundo Julio, as imagens feitas neste sábado seriam os primeiros registros confirmados de Raia Manta na região da Enseada das Anchovas. Ele acredita, que o animal pode ser o mesmo que ficou preso em um cerco perto da praia do Bonete e solto por pescadores, no dia 30 de março.

“Não sabemos muito sobre o comportamento das Raias em relação a seus movimentos, elas não migram de forma regular, vão atrás de alimento. Esta ontem estava se alimentando e sugando plâncton que havia em abundância no local que a vimos. Há muito ainda a se aprender sobre estes animais incríveis”, disse.

Raia Manta 

De acordo com o site do projeto Mantas do Brasil, a espécie Manta birostris ou Mobula birostris é um dos maiores peixes do mundo. Elas podem alcançar oito metros de envergadura, e pesar mais de duas toneladas. 

As manchas e pintas que existem no ventre das arraias, apesar sofrerem uma intensificação de coloração ao longo da vida de cada indivíduo, não sofrem alterações ao longo de sua vida, permitindo que sejam catalogados por meio do processo de Foto Identificação, ou seja, permitindo a criação do "RG" de cada animal, segundo informações do site. 

As imagens da Raia Manta entre a Enseada das Anchovas e Ponta do Boi foram registradas por Julio Cardoso e Arlaine Francisco (veja galeria e vídeo).

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.