Por Meon Em RMVale

Projeto quer garantir respeito aos mortos em funerárias de Jacareí

Mudanças nas regras do serviço funerário serão votadas nesta quarta

camara_de_jacarei_divulgacao_1

Câmara de Jacareí vota projeto de lei quer garantir 'dignidade' aos mortos no funeral

Divulgação

A Câmara de Jacareí discute nesta quarta-feira (25) um projeto de lei que pretende garantir 'respeito e dignidade' aos mortos durante os preparativos para o funeral.  A proposta prevê mudanças nas regras do serviço funerário, garantindo a um membro da família acompanhar o preparo do corpo para velório. 

O autor do projeto de lei, vereador Valmir do Parque Meia Lua (PSDC), afirma que o objetivo é preservar o respeito ao corpo do falecido. “Mesmo após a morte, o corpo merece um tratamento digno de acordo com as convicções, a religião e o pudor da pessoa morta”, disse o parlamentar.

Leia MaisRamuth evoca 'Fla-Flu' político para responder crítica sobre ponte estaiadaVacina contra influenza termina em 6 unidades de TaubatéCephas abre inscrições de prova para seis cursos técnicos em São José

Se aprovada, a lei vai garantir a um membro da família o direito de  acompanhar todo o preparo do corpo para o velório, processo que inclui a higienização e vestimenta do morto.

A proposta original de Valmir era para obrigar que a preparação do corpo fosse feita somente por uma pessoa do mesmo sexo, mas o Jurídico da Câmara considerou que a medida iria ferir o princípio da separação de poderes e oneração, tanto da iniciativa pública quanto da privada, indo contra o Princípio da Ordem Econômica (artigo 170 da Constituição Federal).

“Às vezes o corpo é de uma mãe, ou de uma senhora religiosa que sempre manteve o corpo coberto, daí morre e fica exposta. Essa situação deixa a família constrangida”, disse o parlamentar, que acabou reformulando o projeto.

Se o projeto de lei for aprovado na Câmara e sancionado pelo prefeito, o não cumprimento da lei acarretará em multa de 20 VRM’s (Valor de Referência do Município) ao infrator, ou seja, R$ 1.296,00. O valor será dobrado em caso de reincidência.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.