Por Meon Em RMVale

Professores de São José são finalistas no Prêmio Educador Nota 10

Dois dos 50 finalistas lecionam na cidade; concurso recebeu 5.000 inscritos

prof_sjc

Cíntia Lopes e Renato Dutra, professores de São José finalistas do Prêmio Educador Nota 10

Arquivo Pessoal

 

Dois professores de São José dos Campos estão entre os 50 finalistas do Prêmio Educador Nota 10, um dos mais importantes prêmios da educação básica brasileira. O resultado da premiação será divulgado na quarta-feira (17).

Ao todo foram escolhidos 50 projetos, de Educação Infantil, Ensino Médio e EJA (Educação de Jovens e Adultos), realizados em escolas públicas e privadas de 17 estados.

Os dois selecionados da região são Cíntia Lopes, do Colégio Mater Dei, e Renato Dutra Gomes, da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Professor Geraldo de Almeida.

Cíntia é professora há 14 anos e leciona geografia para alunos do 9º ano. Ela conta que, após acompanhar a mesma turma durante três anos, percebeu que os estudantes estavam ficando desestimulados e decidiu desenvolver o projeto Geografia Mão na Massa, com  uso de  recursos tecnológicos de forma prática nas salas de aula.

“Com a possibilidade de inovar de fato, eu organizei meu planejamento e todo o conteúdo foi dado pela metodologia da sala de aula invertida. Para cada conteúdo que eles pesquisavam, eu pedia um produto específico: quiz, apresentação, debate, expedição com óculos de realidade virtual ou vídeo”, disse Cíntia.

Segundo ela, em cada projeto, os estudantes faziam autoavaliação, analisavam o trabalho dos colegas e ainda apresentavam propostas para as atividades. "Foi incrível e surpreendente porque foi um risco grande mudar toda uma prática”, relata Cíntia. 

Sobre estar entre os 50 finalistas do Prêmio Educador Nota 10, ela afirma estar muito feliz pela valorização e reconhecimento do trabalho que desenvolveu no Colégio Mater Dei, que fica na região oeste da cidade.

"Eu falei para os alunos que foi um prêmio para mim finalizarmos o projeto. Participar dessa seleção com quase 5.000 projetos do Brasil inteiro é uma realização sem tamanho, fico muito feliz em saber que estamos no caminho certo, é coroar esse trabalho que foi feito com muito carinho”.

Redação

O outro joseense finalista do prêmio é Renato Dutra, que trabalha na rede municipal de ensino. Professor há 15 anos, Renato desenvolveu o projeto Desbloqueando a Escrita, para deixar os estudantes da Emef Geraldo de Almeida, na zona leste da cidade, mais tranquilos e confiantes nas provas de redação, principalmente nos vestibulinhos.

“Eu quis mostrar para os alunos que a escrita não depende de inspiração e sim de trabalho. Levei escritores na escola e mostrei que o escritor é uma profissão como qualquer outra. Também levei contos de vários autores nacionais  e, a partir daí, mostrei como construir o texto. Também pegamos músicas e transformamos em narrativa”, explicou.

O projeto envolveu 120 estudantes, e todos, segundo Renato, participaram ativamente redigindo textos de forma coletiva na lousa e também de forma autoral, usando músicas, filmes, séries ou livros. "No segundo bimestre, em outras atividades, vi que os alunos não tinham medo de colocar as ideias no papel”, conta o professor.

Ele afirmou que ficou muito feliz por ter sido selecionado para a final do Prêmio Educador Nota 10. “É a minha primeira vez concorrendo ao prêmio e a escola incentivou bastante. Ver os alunos mostrarem as ideias sem medo e ter esse reconhecimento foi gratificante”.

O Prêmio Educador Nota 10

O Prêmio Educador Nota 10 foi criado em 1998 pela Fundação Victor Civita que, desde 2014, realiza a premiação em parceria com Abril, Globo e Fundação Roberto Marinho. O prêmio reconhece e valoriza professores da Educação Infantil ao Ensino Médio, coordenadores pedagógicos e gestores escolares de escolas públicas e privadas de todo o país. Desde 2018, é associado ao Global Teacher Prize, prêmio global de Educação.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.