Por Meon Em RMVale

Procon de São José terá uma reunião com advogados da Etep nesta sexta

Foram registradas mais de 70 reclamações de alunos e somente 20 foram respondidas pelo Grupo Cetec

etep_sjc

Procon busca entender a situação do Grupo Cetec e solucionar os problemas dos clientes

Reprodução

 

Na tarde desta sexta-feira (28), o Procon de São José dos Campos fará uma reunião com os advogados Grupo Cetec, entidade responsável pela Etep Faculdades. De acordo com o Procon, foram registradas aproximadamente 70 reclamações e somente 20 foram respondidas pelo grupo. A reunião acontecerá às 15h e foi solicitada pelo Procon a fim de entender a situação do Grupo Cetec e solucionar os problemas dos clientes.

Diversos alunos entraram em contato com o Portal Meon para relatar os problemas que têm com a instituição. O principal deles é referente ao volume de matérias a distância (EAD) na grade curricular dos cursos presenciais. Legalmente, o Ministério da Educação (MEC) permitiria que os cursos presenciais tenham até 20% das matérias EAD.

Marcelo Antunez é aluno do curso de Engenharia Elétrica na Etep e relata que as quantidades de matérias EAD estariam ultrapassando os 20% permitidos no semestre. “Quando entrei não tinha matéria a distancia. Depois passamos a ter uma. Nesse início de ano mudaram novamente a grade. Agora temos duas matérias EAD, mas continuamos pagando a mensalidade de um curso presencial”, relata Marcelo. Ainda de acordo com o aluno, as matérias a distância tem uma carga horária de 80 horas, sendo que as presenciais tem 60 horas.

Foi apontado pelos estudantes que a grade curricular semestral da Etep Faculdades seria formada da seguinte maneira: três matérias presencias de 60 horas cada, uma matéria de projeto prático (semipresencial) e duas matérias a distância de 80 horas cada. Essa informação aponta que pelo menos 33% do semestre seria cursado na modalidade EAD.

 

print_grade_etep

Grade Currícular 1º Semestre de Engenharia Elétrica da Etep Faculdades

Site Etep Faculdades

 

Por nota, a Etep respondeu que as disciplinas EAD foram aumentadas para “que o aluno possa se aprofundar no conhecimento e uso das ferramentas exigidas pelo mercado, assim como no fortalecimento de disciplinas fundamentais para a formação a partir da prática de exercícios no ambiente virtual”.

Diversos estudantes criticam a atitude da instituição. “Eu discordo dessa decisão. Eu assinei o contrato em 2015 vislumbrando um curso presencial”, comenta Marcelo. Os alunos reclamam que matérias com alto grau de complexidade estariam sendo aplicadas pela modalidade EAD.

Outra reclamação é que até o momento, se passado praticamente 3 meses do semestre, as disciplinas a distancia não foram liberadas no sistema para serem cursadas. “Estamos praticamente em outubro e essas matérias EaD ainda não iniciaram. Não tem nada no portal, nenhum material”, relata Marcelo.

 

print_materias_etep_2

Imagem enviada por um aluno do curso de Engenharia da Computação mostra que até o momento as matérias EAD do semestre não foram liberadas no portal do aluno.

 

No início do semestre os alunos já haviam protestado contra as mudanças na grade currícular. Além dos estudantes, os funcionários e ex-funcionários da Etep também passam por problemas com a instituição.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.