Por Meon Em RMVale

Prefeitura sanciona projeto que cria ‘creche' para idosos em São José

Os familiares deverão levar e buscar os idosos nos centros de convivência

casa_do_idoso_sao_jose

Os idosos terão alimentação adequada, convivência e acompanhamento de profissionais

Divulgação/PMSJC

A prefeitura de São José dos Campos sancionou a lei que cria o Cecori (Centros Comunitários de Convivência e Respeito aos Idosos). Os idosos poderão ficar no centro durante o dia onde terão alimentação adequada, convivência e acompanhamento de profissionais – os familiares serão responsáveis por leva-los e busca-los.

Os centros terão funcionamento e administração semelhante ao Cecoi (Centro Comunitário de Convivência Infantil), ou seja, como uma ‘creche’ para pessoas da terceira idade. Esta lei permite que a prefeitura faça parcerias com organizações sem fins lucrativos que atuam no apoio aos idosos para criar os Cecori’s. Assim, a administração municipal fica responsável por arcar com parte dos gastos.

O autor da lei, vereador Dilermando Dié (PSDB), afirma que uma pesquisa aponta que no futuro teremos mais idosos do que jovens e que, por conta disso, é necessário desenvolver políticas que garantam a qualidade de vida dessa parcela da população.

"Pesquisando, entendi por bem começar a fazer essa defesa no sentido que o poder público deva atender essas pessoas. [...] As famílias muitas vezes precisam escolher se trabalham ou cuidam do idoso em casa. Com o centro de convivência, a família pode trabalhar sem preocupação, pois o idoso estará em um lugar adequado”, afirma o vereador.

Angélica Aparecida Mendes, 32 anos, parou de trabalhar há três anos para cuidar da mãe Maria Lúcia, de 63 anos, que tem mal de Parkinson. Ela conta que precisa voltar a trabalhar porque estão com dificuldades em manter as contas da casa. Para ela, o projeto vai ajudar não só a ela, mas muitas famílias.

Leia MaisSão José arrecada R$ 670 mil com leilão de veículos e materiais usadosRede de inclusão permite ampliar assistência aos indivíduos com autismo em São JoséApós polêmica na internet, Prefeitura de Taubaté retira imagem de Papai Noel de praça no centro

“Tive que sair do serviço pra cuida dela. Preciso trabalhar, mas não dá pra pagar alguém pra ficar com ela [...] Tem muita gente com familiares com a saúde limitada e não pode ficar sozinhos. E hoje em dia um cuidador de idosos fica muito caro. Torço muito para esse projeto sair do papel e ir adiante”, disse Angélica.

O texto prevê a garantia de todos os cuidados especiais necessários. Os profissionais que trabalharem nos Cecori’s deverão zelar pela segurança dos idosos, higiene, descanso, convivência, necessidades diárias e dar os medicamentos no horário correto.

A alimentação também deverá ser balanceada e o cardápio deve levar em consideração os idosos que seguem alguma dieta específica por conta de doenças como o diabete, a hipertensão, a obesidade, entre outros.

As unidades atenderão pessoas a partir dos 60 anos de idade que residirem em São José. Idosos de famílias de baixa renda, em situação de vulnerabilidade ou vítimas de isolamento social terão prioridade.

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.