Por Meon Em RMVale

Prefeitura de São José apresenta proposta de ocupação do 'Terreno das Vaquinhas' no Jardim Aquarius

Parte do espaço poderia receber prédios com até 45 andares

planta_terreno_das_vaquinhas_aquarius_sjc_reproducao_prefeitura

Projeto prevê loteamento de 48% da área e uma praça central de 56 mil m²

Divulgação/PMSJC

A prefeitura de São José dos Campos apresentou uma planta de como poderia ficar a urbanização da área conhecida como “Terreno das Vaquinhas” no bairro Jardim Aquarius. A proposta foi apresentada durante a última audiência pública de discussão do projeto da nova Lei de Zoneamento nesta quarta-feira (17).

De acordo com o estudo de ocupação da gleba chamada de “Centralidade Aquarius”, 48% dos 560 mil m² poderá ser loteado. Na área loteável, 8% do espaço poderia receber prédios com até 45 andares, 24% com até 40 e 68% com até 35 andares.

A proposta estabeleceu regras para a verticalização dos lotes. Um prédio de 10 pavimentos, por exemplo, teria que reservar um recuo lateral de 5 metros e frontal de 24 metros. Já um edifício de 40 andares, precisaria ter um recuo lateral de 20 metros e frontal de 35 metros.

Na área não loteável, 25% seria destinado a ruas e avenidas, 17% para áreas institucionais, verdes e de lazer e o restante para áreas de proteção ambiental. O projeto de urbanização prevê a reserva de um espaço de 56.000 m2 para a construção de uma praça que cortaria todo o terreno. Quanto ao sistema viário, as avenidas deverão ter no mínimo 29 metros de largura e as ruas 18 metros.

Leia MaisBanhado, Bosque Betânia e Esplanada são debatidos na última audiência da Lei de Zoneamento de São JoséCom 8 mortes por H1N1, rede pública de saúde não tem vacinas na RMValeSão José confirma 2º caso de sarampo em bebê de 1 ano

Mesmo que a lei de zoneamento permita a construção de prédios de até 45 andares na gleba, a construção dos edifícios precisa ser autorizada pela Comaer (Comando da Aeronáutica) para que não atrapalhe o tráfego aéreo.

Felipe Andrade, 37 anos, advogado e membro do ABA (Amigos do Bairro Aquarius), afirma que os moradores do Aquarius não são contra a urbanização do terreno, mas que a proposta ainda preocupa por dar brecha ao adensamento populacional.

“Segundo a própria apresentação do projeto na audiência pública, estão falando de 300 unidades por torre e 40 torres”, aponta Felipe.

terreno_das_vaquinhas_aquarius_sjc_proporcao_reproducao_prefeitura

Proporcionalidade para a construção de prédios

Reprodução/PMSJC

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.