castracao_de_caes_e_gatos_em_sao_jose_foto_lucas_cabral_pmsjc

A Prefeitura de São José dos Campos irá abrir na próxima terça-feira (3) inscrições para 1.000 vagas do programa Meu Pet Feliz, que oferece castração gratuita a cães e gatos.  No dia, a inscrição deverá ser feita pelo site da Prefeitura a partir das 8h. 

O anúncio foi feito nesta sexta-feira (30) pelo prefeito em exercício, Ricardo Nakagawa (MDB), durante o programa A Voz do Vale, da rádio Logos FM.

De acordo com a Secretaria de Saúde, não há como precisar o número de vagas para cada animal, pois depende das inscrições que serão feitas para preenchimento das vagas.

As castrações seguirão a ordem cronológica de inscrição, de acordo com a quantidade mensal estabelecida por espécie e gênero.

Nas quatro primeiras fases do programa, que começou em agosto do ano passado, foram castrados 3.478 animais, sendo 2.783 caninos (1.828 fêmeas e 955 machos) e 695 felinos (439 fêmeas e 256 machos).

Requisitos

Proprietário: Residir no município de São José dos Campos e ter idade mínima de 21 anos 

Animais: Devem ser de espécie canina ou felina; não serem utilizados para fins comerciais ou de competições; animal em boas condições de saúde, não estar obeso, caquético ou apresentar doença e desgaste físico ou anêmico ou doenças de pele aparentes; fêmeas não devem estar no cio, prenhas ou amamentando no dia da cirurgia 

Gatos: Idade entre 4 meses a 8 anos 

Cães: até 20 kg devem ter idade entre 6 meses a 8 anos; de 20 a 30 kg, entre 6 meses a 8 anos; e acima de 30 kg, devem ter idade entre 6 meses a 6 anos 

Importante:  Cães e Gatos braquicefálicos (focinho achatado) não estão contemplados nesse programa (cães das raças Pug, Bulldog Francês e Inglês, Boston Terrier, Boxer, Shih Tzu, Ihasa Apso, Pequinês, entre outros; gatos persa, entre outros)