Por Marcus Alvarenga Em RMVale

Prefeito de Jacareí promete que terá uma creche a 2km de cada criança

Prefeitura entregou neste sábado (24) duas novas unidades com 330 vagas

A Secretaria de Educação de Jacareí entregou, na manhã deste sábado (24), duas novas creches nos bairros Vila Branca e Residencial Santa Paula que vão disponibilizar 330 vagas para crianças de até 4 anos. Na cerimônia, o prefeito Izaias Santana (PSDB) declarou a entrega de mais nove unidades até 2020.

O valor destinado para a construção das novas unidades de ensino é oriundo de uma parceria com o Governo do Estado de São Paulo, que destinou R$ 1.750.000 do FDE (Fundação para o Desenvolvimento da Educação) para a Vila Branca, e mais R$ 1.500.00 vindo do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), por meio do Governo Federal para o Santa Paula.

“O município ficou responsável por administrar o recurso recebido e seguir com a obra dentro das normas definidas. São muitos esforços e o trabalho de uma equipe, como um todo, para que aconteça esse dia. Toda a parte de infraestrutura, recursos físicos, mais a parte de mobiliário, brinquedos, organizar equipe de gestão, preparar para receber as crianças. É um quebra-cabeça que temos que juntar e fazer um grande resultado”, conta a secretária de Educação, Maria Thereza Ferreira Cyrino.

Leia Mais2 mil famílias recebem as chaves da casa própria em Pinda e CruzeiroApós 11 meses, uniforme será entregue para alunos de JacareíArmário cai sobre criança na creche municipal do Campo dos Alemães

Durante a entrega, o prefeito lembrou a necessidade do apoio de diferentes partes para que a obra tivesse sido concluída, além reforçar que a educação segue como prioridade na sua gestão.

“Os poderes se complementam e se ajudam. O envolvimento da União, do Estado e do Munícipio leva para que a educação dê certo. Uma cidade se constrói, reconstrói ou modifica começando do alicerce, que é a primeira infância. Por essa razão que todas as creches serão com esse tamanho, com essa qualidade, por que a criança é prioridade e o ambiente, a estrutura física é fundamental para ter um serviço de educação de qualidade”, afirmou Izaias.

Nas entregas estavam presentes os representantes políticos, funcionários das creches e os convidados mais especiais, as crianças e suas famílias. As 180 da Vila Branca e as 150 da Santa Paula também receberam o convite e muitas estiveram presentes conhecendo em primeira mão as salas e todo o ambiente que terá início das aulas a partir de segunda-feira (26).

“Estávamos esperando a inauguração dessa por ser pratico e perto de casa. E desde que chegamos já paramos na primeira sala, por que ela se encantou com os brinquedos. Nós estávamos com medo, por ter demorado muito para entregar, pensamos que seria menos, mas já surpreendeu de cara, desde o colorido, a estrutura, a interatividade da equipe. Ficou bem melhor do que estávamos esperando. Mas agora é adaptação da pequena, acho que a mãe vai sofrer mais, por que vou sentir falta dela junto de mim”, Fernanda Gonçalves, mãe de Sophie Alice Gonçalves, de 2 anos, moradoras do Vila Branca.

Promessas

As inaugurações ocorridas neste sábado são as primeiras creches entregues e construídas na gestão de Izaias Santana, que durante discurso prometeu construir unidades cada vez mais próximas das crianças de Jacareí.

“Em agosto vamos entregar mais duas creches, em janeiro de 2019 mais quatro unidades, depois mais três em janeiro de 2020 e vamos ter uma creche a cada 2 ou 3 quilômetros de onde tivermos uma criança”, declarou o prefeito.

Fiscalização

A presidente da Câmara de Jacareí, Lucimar Ponciano (PSDB), e outros vereadores estiveram presentes em ambas as inaugurações, relatam que já vinham acompanhando as obras e que acreditam que outras unidades em construção estão com as obras avançadas. Porém, foi pontuado que ainda existem detalhes na educação municipal para serem averiguados.

“O levantamento que fizemos quando assumimos o Governo era de 1500 crianças fora das creches, então precisamos de cerca de oito unidades para atender a população, pois esse equipamento público é um dos mais importantes para a sociedade. E notável que está sendo atendido as regiões prioritárias, seguindo uma demanda reprimida, mas estamos esperando a entrega de outras”, declarou a vereadora Lucimar, que ainda ressaltou a atenção em outros níveis escolares.

“A educação infelizmente está tendo um abalo, principalmente no ensino médio, em razão de muita vacância dos adolescentes e temos que melhorar. Mas, uma questão que estamos acompanhando no momento é o atendimento para crianças de 5 anos até o 4º ano do ensino fundamental, que é de obrigação do município. Entendo que seria um avanço se todas as escolas de 1º a 4 º ano fossem em período integral, esse seria o marco maior na educação, porque você trabalha o conhecimento e desperta outras vocações nas crianças”, sugeriu a presidente da Câmara durante as cerimônias de entrega das creches.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Marcus Alvarenga, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.